22/08/2023

Cezar Silvestri e as eleições 2014

imagem-61721

Nem sim, nem não, muito pelo contrário. Esta tem sido a resposta que o secretário Cezar Silvestri (Governo) tem dado a alguns interlocutores próximos quando questionado se vai ser candidato nas eleições de 2014. A única certeza que se tem é que Cezar Pai não será candidato a deputado federal. Já declarou isso à imprensa estadual, recentemente. Em 2012, no dia da eleição do filho, prefeito de Guarapuava, num palanque armado na Praça Cleve, Silvestri fez um discurso emocionado dizendo que estava “deixando a política”. Comenta-se que ele tinha um acordo para deixar o cargo que ocupava como secretário de Desenvolvimento Urbano, e acabou sendo surpreendido com um novo convite do governador Beto Richa, que insistiu que ficasse e assumisse a Secretaria de Governo. A ideia de “abandonar” a política já não existe mais, foi o que ele disse em entrevista à “Gazeta do Povo”, três semanas atrás.

INFLUÊNCIA POLÍTICA

A influência do secretário Cezar Silvestri sobre as eleições em Guarapuava está em dois fatos concretos: 1) é o titular de uma Secretaria de Estado por onde passam dezenas de lideranças municipais diariamente, uma Pasta política com o aval direto do governador Beto Richa; 2) tem tradição política de quase 30 anos, do tempo que foi eleito vice-prefeito em 1988 (no primeiro mandato de Fernando Ribas Carli) até as eleições passadas, quando se reelegeu deputado federal. Desnecessário dizer que ele é pai do prefeito Cesar Silvestri Filho, no timão de uma máquina pública de força considerável.

AO LADO DE BETO

Difícil assegurar se Cezar será ou não candidato. Nem ele saberia dizer com exatidão. Vamos considerar que, não concorrendo à vaga de deputado federal e não querendo bater-ficha com Ratinho Junior, virtual candidato de Beto ao Senado, reste somente a candidatura a deputado estadual. Pode ser que sim. Mas aí teria que se desfazer de uma tarefa para a qual foi arregimentado por Beto, que é estar sempre ao lado do governador nas principais agendas políticas a partir de agora – compromissos eminentemente políticos. Silvestri não terá como deixar de fazer a sua campanha para fazer a do Beto. É uma ou outra. E Beto precisa de seu secretário de Governo.

AS CHANCES

Cezar Silvestri tem a opção de apoiar um candidato a deputado federal com vínculos com a região, não necessariamente local, que dobre com um candidato a deputado estadual de Guarapuava, do grupo silvestrista, ou lançar um federal escudado em sua força como secretáro de Estado. Pode até lançar um candidato da família, a estadual; dificilmente, porém, poderá ter dois candidatos familiares. É nesse intervalo de tempo que se sustentam políticos recém-chegados ao grupo e pretendentes a um dos cargos. Ou antigos companheiros de contendas eleitorais. Enquanto persistir a dúvida, a chance é igual para todos.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo