Da Redação, com assessoria
O chefe da CGU-Regional/PR, Moacir Rodrigues de Oliveira, esteve hoje (5) pela manhã na presidência da Assembleia, acompanhado de um grupo de controladores, para agradecer ao presidente, deputado Ademar Traiano (PSDB), o apoio da Casa na manutenção do status de ministério e das prerrogativas da Controladoria Geral da União.
A CGU esteve na mira de perder a função de ministério na última reforma promovida pela presidente Dilma Rousseff. Segundo Moacir Rodrigues de Oliveira, a preocupação dos controladores “não é com a questão do status, de ter um ministério”, mas com a perda de prerrogativas importantes para a eficiência da Controladoria da União, “inclusive algumas que permitiram diversos procedimentos importantes na Operação Lava Jato, entre eles o ressarcimento de valores desviados da Petrobras.
A ação da Assembleia e do seu presidente, Ademar Traiano, foi importante para que fosse afastada essa ameaça a CGU”. A Assembleia vai apresentar, nesta segunda-feira, uma moção de apoio a PEC 45, que resguarda as prerrogativas da CGU e transforma a entidade em um órgão permanente, o que garantirá sua autonomia.