22/08/2023



Geral Guarapuava

Chácara Vidas por Vidas atenderá pessoas em situação de rua, em Guarapuava

imagem-141317

Da Redação 

Guarapuava – Com a ajuda de pessoas engajadas, que fazem doações tanto de alimentos, roupas, remédios, cobertas e tudo o que é necessário para cumprir com a proposta da Vidas por Vidas (antes Projeto) que ajuda pessoas em situação de rua em Guarapuava, a Associação dá mais um passo importante. Além da produção de alimentos nas noites frias guarapuavanas e a distribuição em diversos pontos da cidade onde estavam alojados pessoas em situação de rua, e também do espaço/casa que realiza o acolhimento afetivo destas pessoas, que antes não tinham sequer uma referência pois viviam nas ruas, agora a associação contará também com a Chácara Vidas por Vidas.

Para comemorar mais essa conquista, os voluntários, que vem mobilizando a população guarapuavana dos mais diferentes bairros, realizaram na manhã deste domingo (03), uma caminhada com seus integrantes até a Chácara Vidas por Vidas, onde foi celebrada sua primeira missa e um almoço coletivo para a comemoração da evolução de mais uma etapa do projeto.

A Paróquia Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores já iniciou a construção e preparo de todo o espaço que visa acolher um maior número de pessoas vindas das ruas. De acordo com os responsáveis pelo projeto, o objetivo do novo espaço é abrigar, restaurar a dignidade, resgatar vínculos familiares e tratar a dependência química dos seus acolhidos.

Na chacará serão construídos alojamentos, refeitório e haverá oficinas. Segundo coordenadores do projeto, para que essas ações se concretizem, a Associação Vidas por Vidas precisa tocar o coração de muitas pessoas e receber doações das mais variadas naturezas.

Os voluntários também estão realizando cadastramento de todas as pessoas que estão em situação de rua, para a partir destas estatísticas conseguir desenvolver ações direcionadas, e a possibilidade de conhecer os anseios e necessidades de cada um para executar um trabalho ainda mais eficiente. Os membros do projeto convidam todos que se sentirem tocados para serem voluntaários na Vidas por Vidas. 

Os coordenadores lembram ainda que o projeto não tem o envolvimento de políticos e nem a colaboração da Prefeitura Municipal para se desenvolver. Quem quiser ajudar o projeto pode entrar em contato pelos telefones: (42) 3623 – 1801, (42)  9.9947-2034 ou ainda pela página da associação pelo Facbook (clique aqui)

CASA DE PASSAGEM

A casa denominada de “Casa de Passagem” do Projeto Vidas por Vidas tem o objetivo de recuperar a dignidade destas pessoas, proporcionando uma visível melhora na autoestima dos moradores, ocupação do período que seria destinado às ruas, com as mais variadas atividades que os voluntários proporcionam, sempre em busca de auxiliar na sua recuperação e ensinamentos de atividades para uma vida mais digna.

A Casa de Passagem abriga hoje, nove moradores que contam com o atendimento de suas necessidades básica, afeto de muitos voluntários, cursos e muito incentivo para o resgate das suas identidades. Segundo os coordenadores do projeto, é também onde são produzidas as marmitas e distribuídas para toda a cidade, onde tiver um morador de rua precisando de alimento ou acolhida.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo