22/08/2023



Geral Guarapuava

Chega a 12 o número de colégios ocupados em Guarapuava

imagem-120669

Bárbara Franco 

Guarapuava – Subiu para 12 o número de colégios ocupados em Guarapuava, segundo o último balanço divulgado no sábado (15), pelo Movimento Ocupa Paraná. Colégios da região de Guarapuava também estão sendo ocupados. Na manhã desta segunda (17), estudantes ocuparam o Colégio Estadual José Armim Matte em Chopinzinho e em Irati, quatro colégios amanheceram ocupados: Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira, Colégio Estadual João de Mattos Pessoa e os Colégios Trajano Gracia, Engenheiro Gutierrez, e Nossa Senhora de Fátima. Em Inácio Martins, estudantes ocuparam o Colégio Estadual Parigot de Souza na noite desse domingo (16).

Ainda segundo o movimento, no Paraná já são 470 colégios ocupados. Confira a lista completa das ocupações no site do movimento estudantil.  As ocupações tiveram início no dia 03 de outubro. 

Em Guarapuava, alunos estão realizando oficinas e torneios além de organizar aulões em parceria com professores para estudantes que irão realizar o Enem. A comunidade também está participando e ajudando os estudantes, realizando doações de comida e material de limpeza.

Para que se mantenha ordem estão sendo controladas a entrada e saida dos estudantes, com horários certos para entrar ou deixar o colégio. Os dormitórios foram divididos em duas salas, um feminino e outro masculino. 

Os estudantes estão protestando contra a medida provisória 746, que determina uma reforma no ensino médio no país.

CONFIRA A LISTA DE COLÉGIOS OCUPADOS EM GUARAPUAVA E REGIÃO:

Guarapuava – C.E. Antônio Tupy Pinheiro
Guarapuava – C.E. Cezar Stange
Guarapuava – C.E. Dulce Maschio
Guarapuava – C.E. Francisco Carneiro Martins
Guarapuava – C.E. Heitor Rocha Kramer
Guarapuava – C.E. Leni Marlene Jacob
Guarapuava – C.E. Mahatma Gandhi
Guarapuava – C.E. Manoel Ribas 
Guarapuava – C.E. Padre Chagas
Guarapuava – C.E. Padre Honorino
Guarapuava – C.E. Visconde de Guarapuava

Prudentópolis – C.E. Barão de Capanema

Turvo – C.E. Faxinal da Boa Vista 

Rio B. do Iguaçu – C.E. Iraci Salete
Rio B. do Iguaçu – C.E. Ireno Alves dos Santos
Rio B. do Iguaçu – C.E. José Alves dos Santos
Rio B. do Iguaçu – C.E. Ludovica Safraider

Laranjeiras do Sul – C.E. Floriano Peixoto
Laranjeiras do Sul – C.E. Gildo Aluisio Schuck
Laranjeiras do Sul – C.E. Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul – C.E. Tancredo Neves 
Laranjeiras do Sul – C.E. Vila Industrial
Laranjeiras do Sul – CEEBJA

ALUNOS CONTRÁRIOS

Alunos de Guarapuava contrários à ocupação de escolas por estudantes se manifestam nas rede sociais e defendem a desocupação das escolas.

Segundo os estudantes, eles não são contra qualquer forma de reivindicação, porém, desde que não retire o direito do próximo.

“A nossa luta é para que esses protestos sejam feitos de outras maneiras, através de passeatas, reuniões em praças públicas ou, até mesmo, em frente à instituições governamentais. Isso tudo, para que os outros estudantes que não aderiram ao movimento, possam ter o direito de estudar e, os professores que não aderiram à greve por motivos diversificados, possam exercer sua profissão”, explica um dos responsáveis pelo movimento Desocupa Paraná, Eduardo Faria Dal Posso.

CONFIRA GALERIA DE FOTOS DOS COLÉGIOS OCUPADOS EM GUARAPUAVA E REGIÃO: 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo