22/08/2023



Mundo Política

China reconhece vitória de Biden e parabeniza presidente eleito dos EUA

Brasil, Rússia, México e Coreia do Norte ainda não reconheceram a derrota de Donald Trump, ao não enviarem felicitações a Biden

Biden

China reconhece vitória de Biden e parabeniza presidente eleito dos EUA (Foto: Reprodução/AFP)

A China enviou nesta sexta (13) felicitações a Joe Biden pela eleição como 46º presidente dos Estados Unidos. Mas cabe lembrar que a mensagem foi enviada quase uma semana após o anúncio da vitória do candidato democrata. “Respeitamos a escolha do povo americano. Enviamos nossas felicitações a Biden e a Harris”, declarou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Wang Wenbin, citando também a vice-presidente eleita, Kamala Harris.

Conforme o G1, na segunda (9), Wenbin havia se limitado a dizer: “Entendemos que o resultado das eleições presidenciais americanas será determinado de acordo com as leis e procedimentos dos EUA”. Entretanto, em 2016, o presidente chinês, Xi Jinping, parabenizou o presidente dos EUA, Donald Trump, no dia seguinte à eleição.

Além disso, Trump segue não admitindo a derrota. Desse modo, o republicano não apresenta provas, mas afirma que houve fraude e tenta reverter o resultado na Justiça. A maioria dos líderes mundiais parabenizaram Biden e Harris ainda no sábado (7).

Porém, o presidente russo, Vladimir Putin e o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, estão entre os poucos líderes mundiais que ainda não reconhecem o resultado. Por fim, a lista também inclui o presidente mexicano, López Obrador e o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-Un.

(*Com informações do G1)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo