Pinhão – No dia 12 de abril comemora-se a Páscoa, e nas mesas brasileiras não pode faltar o chocolate nas suas mais variadas formas. Em Pinhão, a procura pelos ovos de Páscoa ainda está bastante fraca. A proprietária de supermercado Neusa de Matos afirma que 70 % dos ovos são vendidos na última semana. Sua expectativa de comercialização do produto é otimista, principalmente em decorrência da data que este ano coincide com o início do mês, período em que há entrada de dinheiro na economia em virtude do pagamento dos salários.
A empresária diz que o chocolate aumenta todo ano, até porque há o repasse da inflação, mas para o consumidor a sensação é de que os aumentos são superiores. Neusa explica que, o fato de as compras serem feitas uma única vez ao ano, contribui para essa sensação de aumento exagerado. Do ano passado para cá, o chocolate subiu cerca de 8 %, está bem acima da inflação, observa. Os campeões de venda ainda são os de marcas mais baratas. Em quantidade sai mais os de R$ 1,99, também tem bastante procura os intermediários com preços até R$ 10. Os mais caros saem menos, informa Neusa Matos. Os clientes do supermercado que têm cartão do estabelecimento podem parcelar os ovos em duas vezes sem juros. De acordo com a empresária, trata-se de um incentivo para que o cliente utilize o cartão próprio do supermercado.
Os ovos de páscoa industrializados atraem principalmente as crianças pela variedade de brinquedos que oferecem na compra do produto, mas assustam os pais que acabam optando pelos mais baratos.
Chocolates artesanais
A empresária Guiomar Rocha Passos Peredo que há 12 anos trabalha com chocolate artesanal e há sete abriu sua loja onde comercializa este e outros produtos, afirma que passou a vender ovos de Páscoa industrializados devido à procura. E relata um exemplo de casa. Meu filho come chocolate artesanal a quaresma inteira, mas na Páscoa quer um ovo industrializado, conta.
Guiomar observa que a indústria de chocolates vem ganhando um mercado antes ocupado pelos artesanais. Com nossa criatividade estávamos tomando o mercado deles, então vieram essas mudanças de ovos com brinquedos, formatos diferentes e atraíram os consumidores, por isso passei a oferecer também os ovos industriais, afirma.
A empresária concorda que o movimento está bastante fraco se comparado ao mesmo período do ano passado. Nesta época já tinha vendido muito chocolate, lembra Este ano Guiomar comprou 20% menos chocolate do que em 2008, mas conseguiu manter o preço.
O chocolate na xícara é um sucesso, assim como os cachos de uva, mas a grande procura é por bombons. Além disso, tem as cestas que são montadas ao gosto do freguês, com a vantagem de poder serem personalizadas. Alguns clientes compram o brinquedo preferido da criança e pedem para coloca-lo no ovo de Páscoa.
Na loja podem ser encontrados chocolates para todos os bolsos: partir de R$ 0,50 e cestas superiores a R$ 170,00.