A harmonia de várias vozes juntas pode proporcionar música de qualidade para quem ouve. Com este objetivo, a Prefeitura de Irati vai promover o III ChoralFest Maestro João Wilson Faustini. O encontro que vai ocorrer nos dias 24 e 25 de setembro, terá várias apresentações de corais e participações de pessoas conhecidas na música sacra.
Durante o festival, o público vai poder assistir as apresentações dos corais Arcanjo Miguel, Gaudeamus In Domino, Coral Sacro Unicesumar de Maringá e participantes da Sociedade Evangélica de Música Sacra (Soemus) de São Paulo. De acordo com um dos apoiadores do festival, Herculano Batista, este é um convite para a população conhecer mais sobre o gênero musical.
O ChoralFest é uma maneira de outros corais virem para Irati e dos corais daqui se apresentarem também. É uma valorização cultural no município. Este ano, em especial, teremos palestras com pessoas que fazem um bom trabalho nesta área. Assim, é uma grande oportunidade de aprender mais, por isso, fica o convite a todos para prestigiarem.
A organização do encontro contou com o empenho das pessoas que acreditam na importância da música. Conforme as informações, todo o evento se deve às igrejas com apoio da Prefeitura de Irati e Secretaria de Cultura e Turismo, e também, às empresas parceiras. Dessa forma, quem quiser apreciar a harmonia das vozes, pode entrar de graça. Porém, os interessados em se apresentar no III ChoralFest Maestro João Wilson Faustini precisam se inscrever no link.
ESSÊNCIA DO FESTIVAL
O ChoralFest Maestro João Wilson Faustini é uma forma de homenagear o músico, que contribuiu com a cultura. Além disso, ele sonhava com um festival em Irati. Conforme o maestro Wellington da Costa, a ideia surgiu de uma forma inesperada.
O maestro Faustini me deu alguns materiais relacionados a música, no meio desse material encontrei por escrito o desejo dele em promover um festival de corais em Irati. Ele escreveu em 2007, um formato do festival, e também alguns nomes de corais que ele gostaria que participassem. Em 2018, conversei com a administração municipal e o sonho se tornou realidade.
O festival já ocorreu em 2018 e 2019, mas precisou ser interrompido por conta da pandemia. De acordo com a Prefeitura de Irati, João Wilson Faustini é maestro, cantor, compositor, organista, tradutor e pastor. Atualmente, ele mora em Irati e em novembro completará 91 anos. O músico chegou ao município em 2006, e desde então incentivou e ajudou voluntariamente a formação de corais, ensaiando e regendo em diversas apresentações.
PROGRAMAÇÃO
No sábado (24), a programação do festival vai ocorrer na Igreja Evangélica Luterana do Brasil Congregação da Paz (IELB). A igreja fica na rua Barão do Rio Branco, 216, Centro. A abertura do III ChoralFest será às 19h e às 19h10, começam as apresentações dos corais reunidos Arcanjo Miguel, Gaudeamus In Domino e participantes da Sociedade Evangélica de Música Sacra (Soemus) de São Paulo. Em seguida, terá a celebração do culto ecumênico, com pastor Elieu Radins. Depois às 20h, haverá as apresentações dos corais.
Na sequência, o público poderá assistir uma palestra sobre a importância e o papel da música nas igrejas. Quem vai falar será o maestro e presidente da Soemus, Samuel Lourenço dos Santos, pastor Elieu Radins (IELB) e o padre Álvaro Nortok, pároco da igreja São Miguel. Para finalizar, às 20h50, terá uma oficina de música, com Cyrene Paparotti, de São Paulo.
No domingo (25), as atividades se concentram no Centro de Tradições Willy Laars, com abertura a partir das 9h, seguida de apresentação dos corais. Em seguida, haverá um devocional com o padre Álvaro Nortok. E às 10h15 oficinas de canto, com Mel Iolanda.
ENCERRAMENTO
A programação terá ainda uma palestra sobre a importância e o papel da música nas igrejas, com o maestro Waldemar Moura Junior, de Maringá. Logo às 11h15, começa o ensaio de naipes, para aqueles que vão cantar no Grande Coral, no encerramento. Mais tarde, às 13h30, ocorrerá o ensaio geral.
A partir das 15h, terá o festival, com apresentações dos corais Arcanjo Miguel, Gaudeamus In Domino, integrantes da Soemus São Paulo e Coral Sacro Unicesumar de Maringá. Por fim, no encerramento do encontro, haverá apresentações com o Grande Coral, unindo todos os corais participantes.
Leia outras notícias no Portal RSN,