22/08/2023



Saúde

Chuva atrapalha campanha de vacinação contra a pólio

As chuvas dos últimos dias atrapalharam a campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo. Segundo o médico Fernando Pedrotti, chefe do Setor de Vigilância Epidemiológica de Guarapuava, por causa da chuva a média de crianças vacinadas variou de 1% a 2% por dia. Pedrotti diz que em dias de sol cerca de 5% dos pais ou responsáveis levam seus filhos para serem imunizados. “Os pais têm a preocupação em expor seus filhos a essas condições de chuva e frio. Por isso o número de crianças vacinadas na última semana foi baixo”, comentou o médico.

Campanha prorrogada

A campanha de vacinação contra a poliomielite, que terminaria na sexta-feira (19), foi prolongada em uma semana. Pedrotti comentou que devido a chuva o município não conseguiu atingir a meta de 95% de crianças vacinadas. “Nós imunizamos contra a poliomielite 88% das crianças e objetivo é vacinar 95%. Então os pais ou responsáveis podem levar seus filhos nas unidades de saúde até esta sexta-feira (26)”, citou o médico.

As unidades de saúde de Guarapuava atendem das 8 horas às 17 horas.

Metas

Em Guarapuava, a meta é imunizar contra a poliomielite 13.176 crianças entre 0 e menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) e 15.793 crianças entre 1 ano e menores de 7 anos (6 anos, 11 meses e 29 dias) contra o sarampo.

A campanha de vacinação contra o sarampo segue até o dia 16 de setembro.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo