22/08/2023




Agronegócio Guarapuava

Chuva começa a interromper prejuízos da agricultura

imagem-139894

Da Redação

Guarapuava – Após a estiagem registrada em julho e que comprometeu o desenvolvimento das culturas de inverno, agosto traz a incidência de chuvas. Somente nesse domingo (13), foram 34 milímetros em Guarapuava, com alguns lugares registrando 40 mm na região, segundo dados do Departamento de Economia Rural (Deral), do núcleo da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento. De acordo com o técnico Dirlei Manfio, essa precipitação “chegou em boa hora, embora tardiamente”. O técnico disse que o volume de água foi significativo. “A chuva foi calma, benéfica para a agricultura”.

Embora nesta segunda (14) o sol tenha voltado, com variação térmica entre 9 e 21ºC, segundo o Instituto de Meteorologia do Paraná (Simepar), na terça (15), a tendência é que volte a cair água com mais intensidade, seguindo até a quinta (17), com trégua na sexta e voltando a chover no sábado (19). De acordo com o Climatempo, a média ficará entre quatro e três milímetros por dia.

Se essa previsão se confirmar, a agricultura será ainda mais beneficiada, embora não recupere mais a previsão da perda anterior, provocada pela estiagem. “Os agricultores já falam em quebra entre 10% e 15% da safra de inverno [trigo, cevada, centeio]”. Segundo Manfio, com a chuva, os produtores deixam de perder. “O prejuízo começa a ser interrompido”.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo