Cristina Esteche
O excesso de chuvas dos últimos dias já deixam a agricultura de Guarapuava em estado de alerta. A época é de final de plantio das culturas de inverno, principalmente o trigo e a cevada, esta última concentrada na região do distrito de Entre Rios. De acordo com o técnico do Departamento de Ecomonia Rural (Deral), ligado à Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento (Seab), Dirlei Manfio, para se ter uma ideia, produtores não sabem se vão migrar para a cultura do trigo ou se plantam a cevada tardiamente. “
O atraso no plantio do trigo também já é considerável. “Estamos com 50% da safra plantada quando no mesmo periodo do ano passado já tinhamos 95% do plantio concluído”. Segundo Manfio, o atraso é em cadeia. “Se houver a opção pelo plantio fora de época já emenda com a colheita do soja”.
O excesso de chuvas também preocupa porque provocar a incidência de doenças fúngicas, situação que se agrava porque o produtor fica impedido de executar tratos culturais, de aplicar algum produto preventivo às pragas.