A forte chuva que atingiu Guarapuava na tarde desta quinta (6) voltou a causar alagamentos em diversos pontos da cidade. Conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), choveu mais de 40 milímetros entre 14h e 15h, sobrecarregando o escoamento da água em trechos já conhecidos por problemas de drenagem.
No Centro, a Rua XV de Novembro, no trecho da Praça Cleve, ficou completamente tomada pela água. Na Brigadeiro Rocha, entre a Padre Chagas e a Guaíra, veículos foram submersos. Já na Padre Chagas, entre a Azevedo Portugal e a Brigadeiro Rocha, a situação foi semelhante. Além disso, foram registrados alagamentos na Rua Saldanha Marinho, no cruzamento com a Professor Becker, e na Andrade Neves, próximo à Vicente Machado.
A água invadiu residências, empresas e estabelecimentos comerciais, gerando transtornos para a população. Apesar da forte chuva, não houve relatos de destelhamentos. Moradores também relataram pontos de alagamento no Jardim das Américas e em outros pontos da cidade. Conforme os bombeiros, além do Centro, o bairro mais afetado foi a Vila Bela.
O Corpo de Bombeiros informou que atendeu quatro ocorrências relacionadas ao temporal. Em três delas, as equipes apenas fizeram vistorias e orientações a comerciantes e moradores. No quarto atendimento, uma criança que atravessou um córrego nos fundos de casa ficou presa devido à elevação do nível da água. No entanto, quando os bombeiros chegaram ao local, populares já haviam conseguido resolver a situação.
Em caso de emergência, os afetados podem entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone (42) 9 9 970-9482, e com o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Leia outras notícias no Portal RSN.