As chuvas que caíram em Guarapuava e região nas últimas horas estão sendo benéficas para a agricultura. De acordo com o engenheiro agrônomo do Deral (Departamento de Economia Rural), da Secretaria de Estado da Agricultura (Seab), Artur Bittencourt Filho, em alguns municípios o volume de chuva chegou a 100 milímetros.
“Essa chuva deu condições de recompor a umidade relativa do ar, aumentou o volume de águas dos rios, córregos resolvendo o problema da falta de água que já penalizava muitos locais”, afirmou o engenheiro.
Passada essa fase, tão logo as condições meteorológicas melhorem, os agricultores retomarão a preparação do solo para o plantio das culturas as soja, milho, feijão batata, entre outras. Nos 12 municípios atendidos pela regional da Seab em Guarapuava, a previsão é de que a área plantada de soja, por exemplo, seja de 221,3 mil hectares; milho (110 mil hectares); feijão (26,1 mil hectares), batata – primeira safra (1,7 mil hectares ). Em parte da área de feijão e milho ocorrerá o plantio atrasado por causa da estiagem dos últimos meses.
De acordo com Bittencourt Filho, tão logo o tempo melhore começará a colheita da cultura de inverno: trigo, cevada, triticale, aveia.
Agronegócio
Chuva já beneficia a agricultura na região de Guarapuava, diz Seab
- Por Cristina Esteche
- 23/10/2012