Da Redação
O feriado prolongado termina na próxima terça-feira (13) e junto com ele as instabilidades climáticas na região sul segundo dados do Simepar. Ainda há previsão de chuva no Estado do Paraná, mas com uma intensidade bem menor do que a observada durante esta semana. Na quarta-feira (14) o sol pode voltar a aparecer timidamente, e o ar seco irá dificultar a condição para chuva.
A temperatura máxima não deve ultrapassar os 23ºC em Guarapuava e a mínima deve se manter, a exemplo dos outros dias, na casa dos 16ºC. A previsão é de que chova 25 mm neste sábado (10) em Guarapuava e região, com possibilidade de trovoadas durante a tarde e a noite.
REGIÃO SUL
Os primeiros dias de outubro foram marcados pela chuva persistente sobre o sul do Brasil. Grandes volumes acumulados que acarretaram em pessoas desalojadas e até mortes. O fenômeno climático El Niño também tem a sua parcela de influência na tragédia dado que são esperados volumes acima da média histórica para a região.
A chuva terá uma trégua modesta sobre a região Sul, somente após o feriado. No entanto, novos sistemas de baixa pressão atmosférica e frentes frias irão circular com uma frequência maior sobre estas áreas o que vai favorecer a presença de mais chuva em algumas cidades.
FIM DE SEMANA
O tempo segue instável e chuvoso na maioria das regiões do Paraná. As chuvas continuam mais expressivas no setor norte do Estado, mas também voltou a chover com mais intensidade entre o oeste e sudoeste. Entre o Norte e Norte Pioneiro ocorrem pancadas de chuva moderadas/fortes, acompanhadas de raios. Já entre o Centro-Sul, Campos Gerais, RMC e Litoral as chuvas foram mais fracas neste final de madrugada de sábado (10).
A condição de instabilidade persiste no Paraná, com chuvas mais fortes entre o litoral, RMC, Campos Gerais e no norte do Estado. Nestes setores, além de chuvas, há possibilidade de descargas atmosféricas por alguns momentos (com menor risco de vendavais). No oeste, sudoeste e no sul paranaense as chuvas são bastante isoladas, com temperaturas mais amenas.