22/08/2023


Geral

Chuvas: Beneficiários do Bolsa Família podem sacar antecipadamente

Por Cristina Esteche

Beneficiários do Programa Bolsa Família em Guarapuava e nos outros 142 municípios do Paraná afetados pela enchente de junho, poderão sacar antecipadamente os pagamentos de junho e julho, independente do último algarismo do Número de Identificação Social (NIS) impresso no cartão. A medida beneficia 196,3 mil famílias e tem por objetivo amenizar os impactos provocados pelas chuvas na região. Guarapuava possui 10.684 famílias cadastradas no programa.

Pela regra, o benefício do Bolsa Família é pago nos últimos 10 dias úteis de cada mês e segue o último algarismo do NIS. As famílias com cartões terminados em “1” recebem no primeiro dia do calendário de pagamento, as com cartões de final “2” no segundo dia e assim por diante.

Os valores referentes ao mês de junho foram liberados na segunda-feira (16) e estão disponíveis para saque até o dia 30, conforme o calendário regular do programa. Em julho, o benefício será liberado no dia 18. A liberação do escalonamento, que permite o saque em qualquer data do calendário, foi autorizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Outra medida autorizada é a Declaração Especial de Pagamento, documento transitório com validade de 60 dias, que pode ser apresentado em substituição ao cartão do Bolsa Família, no caso de perda ou extravio. Assim, quem perdeu o cartão deve procurar o setor responsável pelo programa em sua cidade para obter o documento.

Confira aqui o número de famílias beneficiárias por município.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo