22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Previsão do tempo

Chuvas de março já alcançam 42% da média histórica em Guarapuava

Somente nos quatro primeiros dias do mês, houve o registro de 68 milímetros de chuva no município. Outros 20 milímetros são esperados hoje (5)

75594611_2651814234857306_6783814317620854784_o

Pancadas de chuva devem ocorrer no fim de semana (Foto: Aaron Heinrich)

As chuvas registradas nesta semana em Guarapuava já chegaram a 68 milímetros. A média histórica para o mês de março é de 163 milímetros. Isso representa que em apenas quatro dias deste mês, as chuvas já chegaram a 42% do esperado. As análises estão no Portal Clima Tempo. E a expectativa é de que chova durante todo o fim de semana no município e na Região.

Ainda com base na previsão do Portal, somente para esta sexta (5), são esperados mais 20 milímetros de chuva para Guarapuava. O dia, que amanheceu nublado, deve permanecer até o fim da tarde com o céu carregado. Os termômetros devem variar entre 17ºC e 23ºC. A chuva deve ocorrer de forma recorrente, sem volumes expressivos concentrados num mesmo momento.

No sábado (6), a chuva deve perder intensidade, mas o céu deve continuar com muitas nuvens. O sol deve aparecer, mas não predomina. O volume de chuva esperado para o dia é de oito milímetros. Diferentemente do dia anterior, as pancadas de chuva devem se concentrar entre a tarde  e a noite. E as rajadas de vento chegam a 29 Km/h. As temperaturas, entretanto, variam entre 16ºC e 27ºC. A probabilidade de surgimento de arco-íris, é alta.

(Imagem: Reprodução/Portal Clima Tempo)

SEGUE INSTABILIDADE

Para o domingo (7), a principal mudança é a queda de temperatura, ainda que não muito significativa. Conforme a expectativa dos especialistas, a mínima deve chegar a 14ºC e a máxima não ultrapassa os 22ºC. Além disso, a chuva perde ainda mais força e o volume esperado é de apenas cinco milímetros. No período da tarde, o sol deve aparecer com mais intensidade entre as nuvens e não há previsão de ventos intensos. As rajadas não ultrapassam os 30 Km/h.

Por fim, o Sistema Meteorológico do Paraná prevê que a instabilidade e os registros de pancadas de chuva diárias devem ocorrer até pelo menos, dia 19 de março. Além disso, janeiro foi um mês de recordes no quesito chuvas, pois superou e muito, os volumes históricos para o mês. Já em fevereiro, choveu de menos, e os volumes registrados no período não alcançaram o esperado.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.