22/08/2023



Geral Guarapuava

Chuvas deixam em alerta a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil

imagem-143749

Da Redação

Guarapuava – As chuvas que tem caído sobre Guarapuava nos últimos dias deixam em alerta a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil. A equipe está monitorando os pontos vulneráveis em todos os bairros do município.  De acordo com a coordenadora, Rosely Haick Vitorassi, até agora não houve nenhum grande dano a residências. “Estamos em alerta 24h, com uma equipe preparada”.

Segundo Rosely, para a segurança das comunidades ribeirinhas, a Coordenadoria alerta para situações e cuidados que as pessoas devem ter. Durante vendavais ou tempestades é preciso evitar ficar embaixo de árvores isoladas, não permanecer em áreas abertas, como campos de futebol, ou ainda topo de prédios ou alto de morros, e ficar longe de cabos da rede elétrica caídos. Em caso de chuva de granizo, é preciso manter cuidado com construções inacabadas e frágeis, procurar abrigo em locais resistentes a ventos fortes, onde não haja risco de destelhamento, também evitar ficar embaixo de árvores. “Caso a pessoa esteja dirigindo é preciso redobrar o cuidado ao dirigir, por risco de quedas de árvores e condições de trânsito não favoráveis”, explica Rosely.

Para evitar alagamentos, a conscientização deve começar antes mesmo da chuva. “A população pode ajudar a evitar enchentes tomando algumas atitudes básicas, como não jogar lixo, troncos, móveis e outros objetos em terrenos baldios, ruas, ou qualquer local inadequado, pois pode entupir os bueiros e causar alagamentos”, completa a coordenadora. Além disto, é preciso que as pessoas evitem contato com águas de inundações, pois há risco de contrair doenças, como hepatite e leptospirose.

Em caso de riscos, como inundações, deslizamento, quedas de árvores, recomenda-se que a população entre em contato imediatamente com a Defesa Civil, pelo telefone 193, ou pelo celular (42) 9.8405-1848.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo