22/08/2023



Geral

Chuvas e lixo. Combinação perfeita para enchentes

imagem-95306

Lizi Dalenogari, da Redação

As mudanças climáticas estão cada vez mais presentes. Fortes chuvas, geadas e furacões são uma nova realidade do aquecimento global que assola todo o planeta. Todos esses fatores trazem prejuízos incalculáveis à humanidade e muitos deles podem ser evitados.

Especialistas afirmam que as enchentes são a combinação perfeita da força da natureza com a negligência da comunidade e em alguns casos, também do poder público. Sempre que se joga um papel no chão, uma xepa de cigarro, ou se utiliza da janela do carro como lixeira, moradores de áreas de risco acabam sofrendo com as enchentes.

Esse lixo jogado no chão vai para bueiros, rios e córregos. Com muita chuva ele bloqueia a passagem da água e faz com que as enchentes sejam cada vez mais normais. Outra prática muito comum que se observa também em Guarapuava é se utilizar das margens de rios para jogar fora sofás, eletrodomésticos velhos e até mesmo geladeiras.

Segundo o presidente da Surg, Fernando Damiani, de nada adianta fazer ações preventivas se a população não fizer a sua parte. Segundo Damiani, as pessoas devem conservar drenagens, valas e canaletas sempre desobstruídas. “Um exemplo positivo de limpeza da rua e da desobstrução de bueiros se constatou em visita da Defesa Civil, no último sábado (11). No caso os dois jovens da Vila São Vicente deram  um ótimo  exemplo, mas infelizmente é um caso isolado. Desassoreamos o rio mas sem a colaboração dos moradores se torna um trabalho em vão a curto prazo”, destaca.

O que mais chamou a atenção dos profissionais que realizaram os trabalhos de desassoreamento, foi a grande quantidade de entulhos e lixo encontrados em toda a extensão do rio. Sofás, pedaços de geladeira, utensílios, móveis de quarto, são alguns dos entulhos encontrados pela Surg (Serviço de Urbanização de Guarapuava) no rio Cascavelzinho, no perímetro urbano de Guarapuava.

Além de degradar o meio ambiente e causar tragédias, como mortes e perdas de bens, a falta de atenção e a mentalidade da sociedade deve ser mudada urgentemente. "Este não é um problema meu", já não cabe para quem pensa no futuro. Em países europeus, se alguém jogar lixo na rua, como papel de bala e xepas de cigarro, é multado em até 50 euros – o equivalente a R$ 150,00. “Uma medida que faria a diferença por aqui. É só mexendo no bolso que o povo se conscientiza”, diz Joana de Melo, moradora da Vila Bela.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo