As chuvas em Irati nesta quinta (12) chegaram a 115 milímetros, segundo o Corpo de Bombeiros. Por conta disso a prefeitura identificou pontos de alagamento, principalmente nas áreas baixas da cidade, como no bairro Nhapindazal, na área conhecida como Vila dos Coelhos e Canisianas.
Alguns moradores foram atendidos pela prefeitura, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Conforme a coordenadora da Defesa Civil do município, Rozenilda Romaniw, hoje o solo tem dificuldade de absorção de tanta água, devido as chuvas fortes recorrentes. “A dragagem do rio tem funcionado muito bem, tanto que houve poucos pontos com problemas. Se não houvesse esse trabalho teríamos mais problemas com essa enxurrada registrada”.
As pessoas já conhecem a dinâmica do rio e a orientação, para evitar surpresas, é para que removam os veículos dos locais, ergam seus pertences, para não ter maiores prejuízos.
Em 2018 a prefeitura iniciou as dragagens que praticamente nunca pararam. Ainda, outras obras importantes ocorreram, como os muros de arrimo em parte do Arroio dos Pereiras e parte do Rio das Antas. Bem como, as galerias com manilhas diâmetro de 1,50 na rua Miguel Bay, no bairro Vila Nova. Ainda, o canal hídrico no Centro da cidade e a melhoria do canal nos fundos da rua Marechal Floriani, próximo a Indústria Dalegrave.
O prefeito Jorge Derbli acompanhou durante toda a manhã as equipes da prefeitura. “Já solicitamos ao Instituto Água e Terra (IAT) autorização para continuidade da dragagem depois da BR-277, com alargamento do rio para que a água tenha maior fluidez”.
Além disso, já está em obras a segunda fase do canal hídrico, que inicia na rua da Liberdade, chegando ao prolongamento da rua General Carneiro, no encontro com o Rio das Antas.
Leia outras notícias no Portal RSN.