A grande quantidade de chuva que caiu na região nos últimos dias atrasou o plantio das culturas de inverno em Guarapuava e região. A atividade só poderá ser iniciada após dias de tempo bom, já que a umidade do solo é alta. “Temos atraso no plantio do trigo, da cevada e da aveia branca”, disse o engenheiro agrônomo Artur Bittencourt Filho, do Deral (Departamento de Economia Rural), da Seab (Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento). Caso se confirmem as previsões do Simepar e de outros institutos de meteorologia, e as condições climáticas melhorem, o plantio será intensificado já que os produtores tem até meados de julho para fazer a semeadura.
De acordo com o Deral, a região deve plantar 35,6 mil hectares de cevada; 56,3 mil hectares de trigo e 7,4 mil hectares de aveia branca.
Mas o maior problema provocado pela incidência de chuvas é o comprometimento da trafegabilidade das estradas. “Muitos municípios já tinham feito o cascalhamento das estradas e agora tudo ficou comprometido pelas chuvas”, observou o agrônomo.
De acordo com o técnico do Deral, a mão de obra temporária também está comprometida. “Houve redução na contratação de pessoas para a colheita de erva mate; construção de cercas e outros serviços gerais nas propriedades rurais”.