22/08/2023
Saúde

CIA Xarquinho realiza a Semana de Prevenção ao Diabetes

imagem-30908

Entre os dias 3 e 7 de outubro, o CIA Xarquinho promove a Semana de Prevenção ao diabetes tipo 2. O evento contará com palestras sobre medidas de prevenção a doença e com exames para a medida da taxa glicêmica dos participantes, em busca de diagnósticos precoces. Quem já convive com a doença receberá controle e apoio para o tratamento.

O diabetes tipo 2 pode ser hereditário e a incidência é maior após os 40 anos de idade. “Nessa idade é mais comum a doença aparecer, quanto mais cedo for diagnosticada, maiores as chances de evitar as conseqüências graves que o diabetes pode causar”, afirmou a enfermeira responsável do CIA Xarquinho, Evelyse Gullo.

Os exames serão feitos no CIA Xarquinho, das 8 às 17 horas, quando serão feitas ações de rastreamento e controle. As pessoas que procurarem a CIA Xarquinho poderão verificar a pressão arterial, avaliação e fazer exame de glicemia na hora. “Se o resultado dos exames comprovar a diabetes orientamos o paciente a iniciar uma dieta e a prática de exercícios físicos. Depois o encaminhamos ao médico, que poderá receitar medicamentos ou/e aplicação de insulina”, explicou Evelyse.

Para os pacientes que já realizam tratamento para diabetes, acontecem ações educativas no salão da Paróquia São Pedro, das 9 às 10:30 horas, entre os dias 4 e 6 de outubro. As palestrantes serão ministradas por representantes da Unicentro e da Rede de Farmácias Trajano, parceiras do evento. Entre os temas abordados estão diabetes, alimentação saudável e adequação de cardápio aos diabéticos e controle de fatores de riscos.

Sintomas do Diabetes tipo II

Entre os sintomas do diabetes estão infecções frequentes, visão embaçada, dificuldade na cicatrização de feridas e formigamento nos pés. De acordo com informações do Ministério da Saúde, o diabetes representa 9% dos gastos hospitalares do SUS (Sistema Único de Saúde) e lidera as causas de cegueira, doença renal e amputações, expondo a população ao aumento da mortalidade por doenças do aparelho circulatório.

Grupo de HiperDia

No CIA Xarquinho os pacientes diabéticos e/ou hipertensos recebem acompanhamento médico, medicamentos, e podem participar do Grupo HiperDia. O grupo se reúne sempre na última quinta-feira do mês, no salão da Paróquia São Pedro. Durante os encontros acontecem palestras, aferição da pressão arterial, entrega de medicamentos e uma confraternização.

Na última quinta-feira, dia 29, o Grupo HiperDia contou com a presença de 60 integrantes, e o tema da palestra foi “Osteoporose, cuidados a serem tomados e precaução”. “Sempre venho aqui no grupo, é muito bom, porque aprendemos sobre muitas doenças e cuidados com o nosso corpo. Além disso, recebo gratuitamente todos os medicamentos necessários para meu tratamento”, contou Marisa Bertoncelo, que descobriu a doença há cinco anos.

Informações: Assessoria

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.