22/08/2023



Geral

Ciclistas vão pedalar de Curitiba a Pato Branco

imagem-87131

Cristina Esteche, com assessoria

Os ciclistas Édio Furlanetto e Rafael Vallejos vão pedalar de Curitiba a Pato Branco, no Paraná, em quatro dias. O desafio foi lançado para homenagear os 25 anos da Viasoft, empresa de software de Pato Branco e os 20 anos do Instituto Tibagi, organização da sociedade civil de Curitiba. Como a Viasoft é uma empresa parceira do Instituto Tibagi, uma entidade sem fins lucrativos, o cicloturismo também servirá para promover a captação de Imposto de Renda para os projetos sociais da instituição.

O projeto foi lançado no site de crowdfunding (financiamento coletivo) Kickante, e espera alcançar a meta mínima de doações, que contribuirão com as despesas da viagem como hospedagem, alimentação e passagem de retorno, e também com despesas na comunicação do projeto, principalmente a impressão do flyer que será distribuído a todas as pessoas abordadas durante a pedalada. Elas receberão um informativo sobre a doação do percentual do imposto de renda, destinando-o à educação por meio dos projetos sociais do Instituto Tibagi. Assim, a proposta do desafio, além de homenagear as instituições, é captar doações do Imposto de Renda para o desenvolvimento do Programa de Aprendizagem destinado aos adolescentes de 14 a 17 anos.

O Programa Adolescente aprendiz tem duração de 23 meses, período em que os adolescentes recebem profissionalização na área de eletroeletrônica e são inseridos no mercado de trabalho. Como a maior parte deles vem de situações de vulnerabilidade, sua remuneração contribui, em média, em 34% para a renda da família. Ao final do programa, eles são certificados e alguns são efetivados na empresa em que trabalharam como aprendizes. Isso lhes garante o início de uma vida profissional e produtiva. A meta dos ciclistas é abordar, pelo menos, 500 investidores que venham a fazer a doação do imposto de renda na declaração em março e abril de 2015.

O cicloturismo lançado como Desafio Ciclo ViTi (Viasoft e Instituto Tibagi) será realizado no dia 27 de fevereiro, dia da partida dos ciclistas de Curitiba. “Nossa meta é alcançar Pato Branco no quarto dia de pedalada. Partimos de Curitiba sentido Irati perfazendo 153 km no primeiro dia. De Irati seguimos para a cidade de Guarapuava numa pedalada de 100 km. No terceiro dia, partimos de Guarapuava para Coronel Vivida, pedalando 154 km. E, por fim, completamos os 30 km restantes no quarto dia de pedalada, chegando a Pato Branco no dia 02 de março”, informa Édio Furlanetto.

Por enquanto, os ciclistas contam com a parceria do Restaurante Don Macarrone, que garantirá aos ciclistas hospedagem e alimentação em Guarapuava. Mas acreditam que, com as parcerias e o valor arrecadado pelo site da Kickante, conseguirão realizar uma excelente pedalada com o alcance de seus objetivos.

Treinamento

Édio Furlanetto é montanhista sócio do Clube Paranaense de Montanhismo – CPM. Tem experiência na prática de esportes, principalmente em ciclismo e montanhismo. Na prática do montanhismo, escalou junto com Arlindo Zuchello os 13 cumes mais altos do Brasil, que rendeu um livro escrito por Zuchello – “Montanhismo – 13 Cumes”. Este livro está sendo oferecido como recompensa a quem doar acima de R$ 100,00 pela Kickante.

Com Zuchello, Édio escalou o Huayna Potosi, na Bolívia, e fez aclimatação em montanhas no deserto do Atacama próximas 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo