22/08/2023



Paraná Política

Cida destaca parceria do Governo do Estado com o Exército

Governadora participou da troca de comando da 5ª Divisão do Exército

CIDA

A governadora Cida Borghetti na solenidade de troca de comando da 5ª Divisão do Exército. ( Foto: Jaelson Lucas/ANPr)

A governadora Cida Borghetti participou nesta terça feira (12), em Curitiba, da solenidade de troca de comando da 5ª Divisão do Exército. Assume o comando o general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, posto ocupado até então pelo general Ricardo Miranda Aversa. A sede da Divisão, que fica em Curitiba, engloba os estados do Paraná e Santa Catarina e conta com um efetivo de cerca de 15 mil homens.

Cida destacou a parceria com o Exército para a instalação do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron) na fronteira do Paraná com o Paraguai e a Argentina. O Sisfron é um programa do Exército que utiliza radares, sistemas de comunicação e veículos aéreos não tripulados para o monitoramento da fronteira.

O novo comandante também citou o trabalho desenvolvido na faixa de fronteira e disse que a intenção é intensificar a segurança nessas regiões. “Uma das principais missões agora é trabalhar fortemente na faixa de fronteira e dar continuidade ao trabalho que já vem sendo desenvolvido aqui no Estado”, disse.

O general destacou que trabalhar na região Sul sempre foi um dos seus objetivos profissionais. “Uma honra comandar uma divisão de exército tão poderosa, numa região tão próspera e significativa para o Brasil como o Paraná e Santa Catarina”, disse o novo comandante.

Paiva já comandou a Força de Pacificação dos Complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, e assumiu o comando da Academia Militar das Agulhas Negras (Resende/RJ). Também foi ajudante de Ordens do Presidente da República e, como assessor Militar do Brasil no Exterior, participou de missões de paz no Haiti e em outras zonas de conflito.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo