Otimizar o uso de recursos e enxugar a máquina pública são os resultados das recentes ações adotadas pela governadora e candidata à reeleição Cida Borghetti (Coligação PP-PSDB-PTB-PROS-PMB-PMN-DEM), no Governo do Estado. Nesta quinta feira (23), Cida apresentou, em entrevista à RIC e Jovem Pan, o novo modelo de frota compartilhada do Paraná. Segundo a candidata, os veículos oficiais utilizados por secretários e dirigentes das estatais serão disponibilizados por demanda e devem ser recolhidos todos os dias, ao final do expediente.
“Este é um exemplo da gestão firme e eficiente que adotamos no Paraná”, afirmou Cida.
De acordo com a governadora, houve um remanejamento interno de toda a frota para dar prioridade de atendimento aos casos que impactam diretamente a vida do cidadão. “Reorganizamos o uso das viaturas para atender a Divisão de Combate a Corrupção e a Patrulha Maria da Penha”, explicou. “Estamos estudando também o uso de aplicativos de celulares para compartilhamento de frota estadual”, afirmou.
Outra providência para diminuir os gastos foi o recolhimento dos celulares utilizados por secretários de Estado, diretores, chefes de gabinete e assessores.
TRANSPARÊNCIA
Uma das propostas para a gestão futura é ampliar a transparência do uso dos recursos públicos. A candidata afirmou que a ferramenta Governo Digital, site do Estado que unifica e disponibiliza os serviços online, tem tido um papel essencial nesse sentido, mas que há caminhos para expandir as ações.
“Avançamos muito em transparência, nosso portal é atualizado regularmente e o Governo Digital já disponibiliza mais de 200 serviços, vamos manter o ritmo e ampliar a divulgação das informações”, disse.
O Governo Digital já oferece mais de 200 serviços que que vão do pagamento do IPVA à consulta a vagas de emprego. Todos os dias novas opções são incluídas no site para facilitar o acesso dos cidadãos, a mais recente é a 2ª Vida Rápida do RG, agora a solicitação do documento pode ser feita pela internet, sem precisar ir até um dos postos do Instituto de Identificação.
Outra iniciativa para modernização e transparência do Estado será a instalação de câmeras nas obras de edificação, que vão permitir o monitoramento da execução 24 horas por dia. A determinação, que vale apenas para edificações, fará parte dos editais de licitação e a empresa vencedora terá a responsabilidade pela instalação, manutenção e o bom funcionamento dos equipamentos.