22/08/2023



Paraná Política

Cida transformará Hospsus em política de estado

O Programa contempla 238 hospitais públicos e filantrópicos que atendem pelo SUS do Paraná

cida

Cida Borghetti (Foto: Divulgação)

A governadora e candidata, Cida Borghetti (coligação PP-PSDB-PTB-PROS-PMB-PMN-DEM), garantiu transformar o Programa HospSUS em política de estado, assegurando investimentos e reforçando os serviços prestados pelas Santas Casas e os hospitais filantrópicos em todo o Paraná.

“A saúde é protagonista do nosso plano de governo, que vai valorizar muito o segmento filantrópico. Através de um projeto de lei vamos assegurar investimentos para que essas instituições possam buscar o que tem de melhor e retribuir com serviços de qualidade a todos os paranaenses”, afirmou Cida durante encontro com representantes da Federação das Santas Casas de Misericórdia (FEMIPA), na tarde desta terça-feira (11), em Curitiba.

“Aqui temos comprometimento, ética e amor à causa. Tenho certeza que no caderno de propostas recebido pela entidade vou encontrar ações que possam contribuir com nosso plano de governo”, afirmou.

O Programa HospSUS contempla 238 hospitais públicos e filantrópicos que atendem pelo SUS do Paraná e recebem apoio mensal para custeio de serviços, além de repasses para obras e equipamentos.

“Quem conhece minha trajetória sabe das bandeiras que sempre defendi. O Paraná é um dos estados que mais investiu em saúde pública. Mas também sabemos que precisamos avançar e fazer mais”, afirmou Cida.

Para o presidente da Femipa, Flaviano Feu Ventorim, transformar o Hospsus em uma política de estado era um pleito antigo da entidade.

“O programa é fundamental e salvou vários hospitais filantrópicos que fecharam suas portas. Hoje é um dos pilares de manutenção dessas instituições. Um projeto que vem sendo saudável para os hospitais e para a população”, afirmou.

A Federação reúne hospitais filantrópicos do Paraná, que são parceiros do governo do Estado, e é responsável por 50% dos atendimentos dos hospitais do Paraná e de 70% dos atendimentos de alta complexidade.

REFORÇO E AMPLIAÇÃO

Entre as propostas apresentadas pela governadora Cida Borghetti, estão os programas Corujão da Saúde e a Carreta da Saúde.

“São várias ações que constam no nosso plano. Devemos apoiar e investir na regionalização, com esse olhar humanizado para a saúde do estado”, enfatizou a governadora.

A proposta do Corujão da Saúde é similar ao programa paulista que utiliza e faz convênios com hospitais e clínicas para que a partir das 17 horas, as salas de cirurgias que estão muitas vezes ociosas, possam ser usadas para cirurgias, exames e consultas especializadas. O objetivo é eliminar rapidamente as filas de espera.

Também consta no plano de governo da governadora a Carreta Móvel da Saúde – nada mais que uma carreta equipada com consultórios, laboratórios e mamógrafos, por exemplo. O objetivo da carreta, é, juntamente com uma equipe multidisciplinar, percorrer regiões aonde ainda não há toda a estrutura de saúde pública.

“Precisamos rapidamente ampliar a regionalização, fazer com que os pacientes viajem menos em busca da consulta especializada, cirurgia etc. Essa ampliação faria toda a diferença, e acho que podemos servir de exemplo para outros estados”, afirmou Cida.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo