Da Redação
Guarapuava – Para quem gosta de assistir bons filmes, o Cine Unicentro está com uma programação diversificada neste mês de maio, com entrada franca. Nesta quinta feira (05), por exemplo, estreia “Cidadão Boilesen", com direção de Chaim Litewski. A sessão começa às 19h30.
São 92 minutos de filme contando surpreendente vida do ex-presidente da Ultragaz, Henning Albert Boilesen (1916-1971), assassinado pela guerrilha em 1971. O documentário revela a ligação política e econômica entre civis e militares no combate à luta armada. Com dezenas de entrevistas, vasto material iconográfico e documentos até então secretos, "Cidadão Boilesen" discute o período mais brutal da recente história brasileira.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
Dia: 12/05, às 19h30
O Dia que durou 21 anos – Dir. Camilo Tavares
O golpe militar no Brasil contou com a ativa participação do governo dos EUA. Numa trama de ação e suspense, o filme revela documentos Top Secret da CIA e áudios originais da Casa Branca, mostrando como os presidentes John F. Kennedy e Lyndon Johnson articularam o plano civil e militar para derrubar o presidente João Goulart, eleito pelo voto popular. Durante 21 anos – de 1964 até 1985 – o governo militar brasileiro impôs um regime autoritário que violou os direitos civis e instalou a ditadura em nome da "Liberdade" e da defesa da "Democracia", com graves consequências para toda a América Latina. (77 minutos)
Dia: 28/05, às 14h
O Menino e o Mundo – Dir. Alê Abreu
Indicado ao prêmio de Melhor Animação, no Oscar 2016. Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Uma inusitada animação que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança. Trilha sonora com a participação de Emicida, Naná Vasconcelos, Grupo GEM e Barbatuques. (80 minutos)
Mostra Mr. Faker – Orson Welles e a Autoria na Indústria do Cinema
16 a 20/05, às 19h30
Cidadão Kane – Dir. Orson Welles
Inspirado na vida do milionário William Randolph Hearst, o filme conta sobre a ascensão e queda de um mito da imprensa americana, de garoto pobre no interior a magnata de um império dos meios de comunicação. Mesmo após tantos anos de sua estreia, Cidadão Kane ainda é um ponto de referência na evolução da linguagem cinematográfica, sendo considerado pela crítica mundial como um dos melhores de todos os tempos. (119 minutos)
Soberba – Dir. Orson Welles
Na Indianápolis do final do século XIX, a família Amberson encontram dificuldades para lidar com as mudanças a seu redor. Recebeu 4 indicações ao Oscar: Melhor Filme, Atriz Coadjuvante (Agnes Moorehead), Direção de Arte (Preto e Branco) e Fotografia (Preto e Branco). (88 minutos)
A Marca da Maldade – Dir. Orson Welles
Ao investigar um assassinato, Ramon Miguel Vargas (Charlton Heston), um chefe de polícia mexicano em lua-de-mel em uma pequena cidade da fronteira dos Estados Unidos com o México, entra em choque com Hank Quinlan (Orson Welles), um corrupto detetive americano que utiliza qualquer meio para deter o poder. (89 minutos)
O Processo – Dir. Orson Welles
Josef K acorda um dia e se vê com a polícia em seu quarto. Após ser preso e responder a um processo, passa a investigar o motivo de estar sendo investigado. (118 minutos)
F for Fake (Verdades e Mentiras) – Dir. Orson Welles
Último filme dirigido por Orson Welles, ele desmistifica um grupo de falsificadores. Elmyr de Hory, perito em cópias de quadros famosos, e seu confidente Clifford, responsável pela biografia de Howard Hughes que é lembrada como a maior falsificação da década de 70. Welles se coloca em meio aos dois e desvenda as verdades e mentiras existentes nos diversos tipo de arte. (88 minutos)