Cristina Esteche, com assessoria
Quem passou pelo Calçadão da XV de Novembro, em frente a Praça 9 de Dezembro, em Guarapuava, nesta sexta (24), pode conhecer 43 trabalhos desenvolvidos por alunos de escolas municipais no projeto Cientista Mirim. As atividades foram desenvolvidas na disciplina de Ciências e abrangem projetos nas áreas da biologia, física e química. Reciclagem de papel, fotossíntese, mecânica, usinas hidrelétricas, entre outros temas pautaram os estudantes de primeira a quinta série.
Alguns trabalhos ofereceram aos visitantes a possibilidade de interação, como, por exemplo, dos alunos da Escola Municipal São José. Na experiência de Cristian Rodrigues Camargo e Guilherme Fagundes de Oliveira, era possível tocar e desvendar o "funcionamento" da areia movediça. “É feita com água e maisena. Quando encostamos devagar a mistura suga o dedo, se bater forte não”, diz Guilherme. “É muito legal participar, pois podemos mostrar o que fizemos e conhecer coisas novas”, completa Cristian.
O projeto Cientista Mirim foi desenvolvido em todas as escolas nas feiras de ciências e cada uma escolheu a melhor para participar da mostra. “É gratificante ver que as crianças se empenharam para realizar suas pesquisar e desenvolver os projetos. Isso vem ao encontro do nosso propósito, que é estimular o aprendizado dos alunos e proporcionar atividades diferentes”, destaca. “Os alunos gostam de tudo que envolve atividades manuais e, principalmente, quando a comunidade acompanha o empenho deles”, aponta a supervisora da Escola São José, Keila Ortiz Rodrigues.
O trabalho é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.