22/08/2023
Ciência Cotidiano Paraná

Cientistas são a fonte de maior confiança para os paranaenses

Estudo, que ouviu mais de 2.600 pessoas no estado, aponta que cientistas superam médicos em credibilidade. Resultados completos serão divulgados em Guarapuava

Divulgação oficial dos resultados ocorrerá no dia 30, durante o Paraná Faz Ciência, em Guarapuava (Foto: Reprodução/Fundação Araucária)

Em quem você mais confia para obter informações? Se a sua resposta foi “nos cientistas”, você faz parte da maioria dos paranaenses. Uma pesquisa inédita no estado revelou que os cientistas de universidades e institutos públicos são a fonte de maior confiança para a população, superando até mesmo os médicos. O levantamento mostrou que os cientistas têm um índice de confiança de 0,93, enquanto os médicos registraram 0,89.

A Pesquisa de Percepção Pública de CT&I no Paraná (PPC&TI) é uma iniciativa do Napi Paraná Faz Ciência. Ao todo, a consulta ouviu 2.684 pessoas em 88 municípios, com o objetivo de traçar um retrato de como os paranaenses se relacionam com a ciência.

Além disso, a divulgação de parte dos resultados já tem data e local marcados. A apresentação será no dia 30 de setembro, às 9h, durante o evento Paraná Faz Ciência 2025, em Guarapuava.

O estudo também mostrou que 58,8% dos entrevistados têm interesse em Ciência e Tecnologia. Contudo, quando questionados sobre temas gerais, a Educação foi o que despertou maior interesse, com 83,4% das respostas. Logo depois, aparecem Medicina e Saúde (80,6%) e Meio Ambiente (70,1%). Por outro lado, a Política é o tema de menor interesse para os paranaenses: 52,6% dizem se desinteressar pelo assunto.

Para os organizadores, a pesquisa é uma ferramenta fundamental para orientar políticas públicas. “A pesquisa possibilita compreender os interesses dos paranaenses e sua percepção de instituições de pesquisa”, destacou a professora Débora Sant’Ana, articuladora do Napi. De acordo com ela, estas informações poderão direcionar futuras ações de divulgação científica.

À frente da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Seti), Aldo Bona, ex-reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), reforçou que os dados são estratégicos para alinhar as ações às reais necessidades da população. A pesquisa foi financiada pela Fundação Araucária, por meio do Fundo Paraná, gerenciado pela Seti.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.