A primeira reunião oficial entre o prefeito Celso Góes e a diretoria do Cilla Tech Park marcou o começo da parceria em Guarapuava. O encontro nesta quinta (14), no Shopping Cidade dos Lagos, sede do CTP, evidenciou a sinergia entre o parque tecnológico e secretarias da administração pública.
De acordo com o diretor executivo, do CTP, Paulino Lorenzo, a proposta é, principalmente, fomentar a cultura de inovação nas escolas municipais. “A ideia é buscar talentos que muitas vezes passam despercebidos pelas escolas”. Conforme o secretário municipal de Educação, professor Pablo de Almeida, a inclusão de projetos de inovação tecnológica nas escolas municipais já vem sendo debatido.
Uma das propostas em estudo de viabilidade é a inclusão de ônibus itinerantes. “A intenção é transformar ônibus em laboratórios que irão às escolas”, disse Pablo. “Temos 44 escolas e 27 Cemeis. Vamos trabalhar esses projetos desde a primeira idade”.
Segundo o debate, há a possibilidade de implantar o que se chama de ‘Lab IF Make’. Ou seja, espaços montados dentro de escolas, compartilhados e voltados para que os alunos transformem a teoria em prática. Por ser um lugar onde criações e ideias podem ser construídas de forma rápida e barata, permitem que o aluno assuma o protagonismo do processo de ensino e aprendizagem. Isto é, ele aprende fazendo.
INTEGRAÇÃO
Todavia, esse é apenas dos projetos que buscam despertar a cultura de inovação a partir de ideias criativas. Bem como, a integração de secretarias municipais, como a de Inovação Tecnológica, Educação e Obras, e estas com o Cilla Tech Park deve pautar a atuação da Prefeitura.
“Como objetivo do CTP é atrair e desenvolver iniciativas empreendedoras de cunho tecnológico vamos trabalhar em conjunto. Assim podemos para promover o desenvolvimento sustentável de Guarapuava e Região, gerando empregos e oportunidades. Além de promover a inclusão social da população”, disse Paulino. Ele citou como exemplo, projetos futuros em parceria com a Prefeitura de Irati e com o Parque Tecnológico de Itaipu. “São projetos onde poderemos colocar a mão de obra daqui”.
Conforme Diretor de Empreendimentos, Cleverson Salache, do CTP, Guarapuava é sede de uma Região de baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Entretanto, trata-se de uma Região com o maior potencial de desenvolvimento, segundo o diretor. “Não existe nenhuma cidade que seja referência se o entorno for fraco”. Por isso, um dos protagonismos da parceria será também envolver desde o empreendedor individual até o grande empresário. Para se ter uma ideia desse potencial, Guarapuava conta com cerca de 10 mil MEIs”.
Durante o encontro, além do prefeito Celso Góes e de Paulino Lorenzo, participaram o diretor de relações institucionais, Márcio Fernandes, o diretor de operações, Ricardo Miyahara. Além do vice-prefeito e secretário de Obras, Samuel Ribas de Abreu, Pablo de Almeida (Educação) e Sávio Denardi (Inovação Tecnológica).
Leia outras notícias no Portal RSN.