É incrível a potencialidade de municípios paranaenses. Quer seja no turismo, na agricultura, nos talentos que estão camuflados pela invisibilidade, pela falta de oportunidades. E digo mais: de abertura por parte de gestores que não buscam parcerias, ‘know-how’ onde há.
Me dou o direito de abordar esse assunto, porque os últimos meses tenho acompanhado a visita de prefeitos e secretários de vários municípios ao Cilla Tech Park, ecossistema de inovação tecnológica, sediado na Cidade dos Lagos. É de ‘encher os olhos’ e aguçar o sentido jornalístico com a riqueza das pautas que se escondem pela falta de divulgação. Pelo ostracismo que não chega até aos departamentos de jornalismo. Ou mesmo, que não interessam, ou passam despercebidos por muitos pela falta do ‘faro’ que faz a diferença num profissional da imprensa.
Nesta sexta (12), por exemplo, conversei por poucos minutos com os prefeitos Junior Benato, de Inácio Martins; e Celso ….., de Imbituva. Na rápida conversa com Benato, por exemplo, soube das riquezas naturais, da potencialidade turística que se esconde no município que é o mais alto do Paraná. Uma verdadeira região serrana de braços abertos à espera de projetos, de ‘expertise’ para se abrir ao mundo. São muitas as atrações embrenhadas nesse pequeno município, ávido para ser (re) descoberto.
E o que dizer de Imbituva, um município de pequena porte, mas com uma imensa diversificação de atividades que gera empregos até para quem mora em municípios das imediações? São malharias, propriedade que abrigam 1,2 mil famílias de fumicultores. Além de indústrias de fabricação de calçados de segurança. São tantas as potencialidades que geram empregos e renda ao ponto do prefeito Celso dizer que se trata de um município abençoa do por Deus.
E assim vamos por Irati com suas empresas, por Prudentópolis e a natureza exuberante, uma cultura ímpar e uma religiosidade que não deixa dúvidas que Deus é prudentopolitano.
E o que dizer de Turvo com a gralha azul que voa livre espalhando a semente e atraindo visitantes para o eco turismo de aventura? E é nesse contexto que Guarapuava e a sua Cidade dos Lagos recepcionam a Região, numa perfeita integração, capaz de promover o desenvolvimento de mãos dadas. É a parceria de uma cidade-mãe que acolhe os menores, oferecendo a tecnologia, a inovação, a ‘expertise’, a pesquisa. É Guarapuava e o Cilla Teck Park, a simbiose perfeita que projeta cidades para o futuro.
Leia outras notícias no Portal RSN.