Já se passou um ano desde a criação do Cilla Tech Park (CTP), ambiente de inovação e de empreendedorismo. O CTP localizado no bairro planejado ‘Cidade dos Lagos’ em Guarapuava, comemorou a data com ‘casa nova’. Além da transferência de estrutura que até então estava no Shopping ‘Cidade dos Lagos’, o Cilla Tech Park consolidou a equipe.
Passando a atender desde a sexta (20), num dos prédios no bairro, na Avenida Guarapuava, 1.011, o Cilla tem como presidente do Conselho Deliberativo, o ex-prefeito Cesar Silvestri Filho. Responde como CEO, Paulino Lorenzo. Iniciativa que reúne a Prefeitura, o Governo do Estado, a iniciativa privada, terceiro setor e universidades, o objetivo é que novas ideias surjam.
E à medida que cheguem, se tornem práticas que gerem novas empresas, empregos e distribua renda. De acordo com Cesar Filho, para isso se faz necessário formar capital humano de alto nível. “O Cilla Tech Park vai deixar um legado para Guarapuava. E eu como presidente vou trabalhar para que possamos criar um ambiente de inovação, auxiliando na formação dos nossos jovens e do ambiente local de empreendedorismo. Sempre dialogando com a rede de ensino, seja ela pública ou privada. Do ensino superior ao fundamental. É através desse ensino adequado que vamos estimular a inovação em nossa Região”.
DA TEORIA À PRÁTICA
Mas o interessante nesses primeiros 12 meses de trabalho é que o objetivo se materializa. E se o desejo era remodelar parte da matriz econômica de Guarapuava e Região, projetos já estão em andamento. Conforme o Cilla Tech Park, um deles o Leite 10+ auxilia os produtores de Turvo. “Disponibilizamos ferramentas de gestão, meios de diagnosticar a propriedade rural. O que dá condições de que os produtores tenham dados em mãos na hora de decisão”.
Já em Prudentópolis a pauta é com o turismo. Trata-se de um estudo de mercado para a análise do ticket médio. Assim como o tempo de permanência do turista na cidade. “O estudo vai apontar as possibilidades e alternativas para melhorar esses dois tópicos em Prudentópolis”.
De acordo com o CTP, também há trabalho sendo executado com empresas de Irati. Além de tratativas com Reserva do Iguaçu (Museu do Iguaçu) e com Inácio Martins. Fora isso há parcerias com o ‘Inova Park’, fomento para a criação de novas startups. Assim como o ‘Capacita Guarapuava’ para criar capital humano e capacitar mão de obra.
E ainda com a Academia da Ciência, Sebrae Lab – próprio para parques tecnológicos, piloto e pioneiro no Brasil -, Jornada da Ideia. Estes dois últimos serão lançados ainda nesta semana.
SERVIÇO
A nova sede fica na Avenida Guarapuava, 1.011, 1º andar, no bairro Planejado Cidade dos Lagos. Conta com sala de reuniões, espaço coworking, salas privativas para a diretoria e uma sala especial para o Sebrae, que também é parceiro no CTP.
Leia outras notícias no Portal RSN.