POr Cristina Esteche
Cinco empresas de Guarapuava estão no ranking das 500 maiores empresas do Sul do brasileiro em 2010, promovido pela Revista Amanhã, especializada em economia, gestão e negócio e editada em Porto Alegre (RS). A escolha é uma parceria a Consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC). A Cooperativa Agrária Entre Rios desponta como a melhor colocada nos anos de 2009 e 2010, saltando da 47ª colocação em 2009 para a 45ª posição em 2010. A empresa Dimasa foi a que mais teve projeção ganhando 33 posições, pois saltou em 2009 da 469ª colocada para 436ª em 2010. As outras três classificadas são a Santa Maria Cia de Papel e Celulose, a Companhia Força e Luz do Oeste e a TratoresCase.
O critério de classificação de cada empresa é definido pelo Valor Ponderado de Grandeza (VPG), que resulta da soma do patrimônio líquido, receita bruta e resultado (lucro ou prejuízo) líquido. Cada um destes componentes possui um peso.
Outra boa notícia da pesquisa é que a Região Sul deu um salto de desenvolvimento em 2010, com o crescimento de 14% no indicador do VPG e de 30% no patrimônio líquido em relação a 2008. “Esse crescimento é o resultado mais positivo da pesquisa”, aponta o sócio da PwC e coordenador da pesquisa, Carlos Biedermann.
A pesquisa mostra também que as empresas da Região Sul também estão menos endividadas. Ass dívidas, que há três anos comprometiam 55,7% de seu ativo total, em 2010 equivaliam a 51,6%.
Ainda que apresente os melhores resultados, porém, o Paraná tem um menor número de empresas ranqueadas do que o Rio Grande do Sul – são 179 paranaenses, das quais 90 de Curitiba, contra 201 gaúchas. Uma das explicações é que o estado gaúcho teria uma economia uma pouco mais diversificada e também uma cultura de gestão mais transparente. A pesquisa Grandes & Líderes é baseada em balanços oficiais fornecidos pelas empresas (foram considerados mais de 1,2 mil). Entre as 100 maiores do Paraná, por exemplo, nomes importantes como o Grupo Boticário e a Kraft Foods deixaram o ranking por não fornecerem seus balanços.