Da Redação, com assessoria
Guarapuava – Entre os dias 16 a 20 deste mês, às 19h30, o Cine Unicentro exibe a Mostra Mr. Faker – Orson Welles e a Autoria na Indústria do Cinema. Por ter uma personalidade provocadora, Welles teve sua carreira associada a uma filmografia produzida com muitas dificuldades. Hoje é impossível dissociá-lo da própria história: homem, cineasta e ator se confundem com seus personagens.
O traço que une os filmes de Welles é a ânsia de liberdade, a abominação pelo conservadorismo e pelo servilismo humano. Ao trabalhar em um universo tão movediço, Welles optou por ser um “impostor”, não em um viés criminoso, mas para nos fazer ver que tudo o que envolve o humano é sujeito à manipulação.
Welles utilizou os recursos de câmera para fazer filmes de visual incomparável, com ângulos surpreendentes e narrativas inovadoras. Em 1941, ao realizar seu primeiro filme, Cidadão Kane, concebeu-o como seu manifesto inconteste e o inscreveu entre as obras máximas já realizadas na história do cinema.
Inspirado na vida do milionário William Randolph Hearst, o filme conta sobre a ascensão e queda de um mito da imprensa americana, de garoto pobre no interior a magnata de um império dos meios de comunicação. Mesmo após tantos anos de sua estreia, Cidadão Kane ainda é um ponto de referência na evolução da linguagem cinematográfica, sendo considerado pela crítica mundial como um dos melhores de todos os tempos. (119 minutos)
17/05, às 19h30 – Soberba – Dir. Orson Welles
Na Indianápolis do final do século XIX, a família Amberson encontram dificuldades para lidar com as mudanças a seu redor. Recebeu 4 indicações ao Oscar: Melhor Filme, Atriz Coadjuvante (Agnes Moorehead), Direção de Arte (Preto e Branco) e Fotografia (Preto e Branco). (88 minutos)
18/05, às 19h30 – A Marca da Maldade – Dir. Orson Welles
Ao investigar um assassinato, Ramon Miguel Vargas (Charlton Heston), um chefe de polícia mexicano em lua-de-mel em uma pequena cidade da fronteira dos Estados Unidos com o México, entra em choque com Hank Quinlan (Orson Welles), um corrupto detetive americano que utiliza qualquer meio para deter o poder. (89 minutos)
19/05, às 19h30 – O Processo – Dir. Orson Welles
Josef K acorda um dia e se vê com a polícia em seu quarto. Após ser preso e responder a um processo, passa a investigar o motivo de estar sendo investigado. (118 minutos)
20/05, às 19h30 F for Fake (Verdades e Mentiras) – Dir. Orson Welles
Último filme dirigido por Orson Welles, ele desmistifica um grupo de falsificadores. Elmyr de Hory, perito em cópias de quadros famosos, e seu confidente Clifford, responsável pela biografia de Howard Hughes que é lembrada como a maior falsificação da década de 70. Welles se coloca em meio aos dois e desvenda as verdades e mentiras existentes nos diversos tipo de arte. (88 minutos)