Lizi Dalenogari, da Redação
Neste domingo (04), as belezas naturais do Distrito de Entre Rios foram registradas pelos caminhantes que participaram da 6ª Caminhada Internacional da Natureza – I Circuito Terra da Cevada. O evento, organizado pela Associação do Parque Recreativo do Jordãozinho e a Prefeitura de Guarapuava, teve um trajeto de 13,5 quilômetros, com leves subidas, mas a maioria do caminho foi em terreno plano e contou com aproximadamente 400 inscritos. Esta edição da caminhada contou com representantes da Colômbia, de Manaus, de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e de várias cidades da região centro-sul do Paraná.
A saída aconteceu na Colônia Jordãozinho, no Distrito de Entre Rios, e os participantes percorreram por dentro da mata nativa, bosques, lagos, cachoeiras e rios. Os campos de plantação de trigo e cevada fizeram o pano de fundo deste dia de lazer e contemplação das belas paisagens guarapuavanas.
Cleber Lima participa das Caminhadas da Natureza há 3 anos e ficou surpreendido pelas belezas naturais de Entre Rios, pela hospitalidade e organização do evento. “Estão todos de parabéns. Um domingo agradável, com a temperatura amena e mais um desafio vencido com a estrutura de tirar o chapéu. Que venham as próximas e que se espelhem na organização desta 6ª edição”, comenta.
TRANSPORTE
Um ônibus saiu às 7h da manhã de frente ao Sesc e fez o transporte de ida e volta dos participantes. Eles foram recepcionados na sede do Parque Recreativo Jordãozinho, com um saboroso e nutritivo café da manhã. O cardápio suculento contou com suco de laranja, café, pão, presunto, queijo prato, manteiga, bolo de chocolate, cuca, doce de leite, geléia de fruta e banana. No final do percurso, um delicioso almoço preparado pela associação, com gulasch, um ensopado de carne de origem húngara, acompanhado de batata, arroz, feijão, pães, saladas e molho picante foi muito elogiado pelos famintos caminhantes.
De acordo com o diretor do Departamento de Turismo da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, Marcio de Sequeira, os caminhantes tiveram ainda a oportunidade de adquirir produtos orgânicos dos agricultores do Programa Vida Rural, da Secretaria de Agricultura e artesanato do Projeção (Projeto Jovens em Ação), de Entre Rios.
Nivaldo Dobrychtop e seu filho Nivaldo Júnior aprovaram a estrutura desta edição e aconselham as pessoas que nunca participaram, e que tem vontade, a aventurar-se. “As paisagens são fenomenais e cada um deve fazer a caminhada no seu ritmo. Até 11 Km não precisa estar tão condicionado fisicamente. O importante é usar um cajado e roupas e tênis adequados. Como temos horário somente de saída e não de chegada, cada um faz seu próprio ritmo e aproveita para admirar as belezas naturais que a natureza nos oferece. Vale e muito a pena”, assegura Nivaldo pai, que já participou de várias edições da Caminhada da Natureza pela região.