22/08/2023

CIRCULANDO: A iguaria, para o prefeito. Adivinha para quem é o requentado?

imagem-16494

Por Marcio Fernandes  (*) – Embora frequente os melhores restaurantes da cidade, o prefeito de Guarapuava gosta mesmo é de um prato requentado. Agora, o sujeito resolveu anunciar como sendo mérito seu algo que já estava sacramentado pelas mãos de outros, o campus local da UTFPR. E o mais interessante disso é que o prefeito esteve em Brasília conversando com o ministro Paulo Bernardo sobre o assunto em um domingo, como um ato para as massas dizendo ´vejam, até no domingo eu defendo os interesses de Guarapuava´.
Fico a refletir, diante de tanta dedicação, se o prefeito não inverte o sentido do tempo e trabalha aos domingos, folgando no restante da semana. Indícios de que isso acontece estão por aí. Vejamos apenas um caso, que parece emblemático: em uma segunda-feira, 24h após a morte do jogador Robson, o prefeito sumiu. Até hoje, não há notícias confiáveis de que ele tenha agido em favor do município e da coletividade naquele dia.
Considerando este cenário, em que o chefe do Executivo parece ter horas sobrando durante a semana, deixo a seguinte sugestão: que pegue o carro oficial e vá visitar alguns locais que se desenvolvem adequadamente em vários pontos do Sul brasileiro. Aqui no Paraná, o prefeito de Guarapuava poderia ir a Pato Branco, um polo de tecnologia da informação. Ou a Castro, aprender como se estimula o turismo a partir da imigração. Em Santa Catarina, uma passagem por Joinville não seria ruim – notaria como uma cidade se desenvolve maciçamente a partir de uma indústria pioneira, neste caso o setor de tubos e conexões. Ali pertinho fica Jaraguá do Sul, onde os empregados têm tanto orgulho de seus empregos que até no domingo ficam ligados às fábricas, passando boa parte do dia nas associações recreativas das empresas, com suas famílias.
E como a semana é longa, o prefeito de Guarapuava bem que poderia esticar até Caxias do Sul (onde a metalurgia é algo impressionante), seguindo depois em direção ao eixo calçadista de Parobé, Sapiranga e Novo Hamburgo (para quem, sabe, buscar inspiração para a fábrica de tênis de Guarapuava). Em tendo um pouquinho mais de gás, o prefeito de Guarapuava pode encerrar sua jornada na região de Santo Ângelo, onde teria a oportunidade de refletir sobre sua gestão morna à frente da cidade enquanto percorre o Caminho das Missões, buscando absorver bons fluídos neste trajeto espiritual que, de fato, tem origens há mais de 200 anos.
Pensando bem, acho que é demais para o prefeito de Guarapuava: creio que ele continuará preferindo retornar de Brasília aos domingos, chegando em tempo de jantar em um elegante restaurante local que leva o nome de um pintor holandês, escolhendo uma iguaria refinada, enquanto pensa qual será o prato requentado que irá oferecer à população na manhã seguinte.

* Morador de Guarapuava. E-mail: marciorf@globo.com  (Crédito foto:Miroslav Tichy )

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.