Da Redação
Guarapuava – Um show de animação e criatividade. Assim foi a sétima edição do Fetag, o grandioso festival de talentos do Colégio Guairacá, promovido na noite dessa quarta feira (11) no Pahy Centro de Eventos.
Neste ano o festival aconteceu em forma de musical. O ‘Circus Lumini Guairacá e suas histórias’ reuniu uma programação diversificada de expressões artísticas que se relacionam com o universo circense, conforme explicou o professor Marcelo Sales, que esteve à frente da direção do evento. “Para comemorarmos essa sétima edição, escolhemos trabalhar com o gênero teatro musical, com a finalidade de integrar o grupo de alunos na construção de uma obra una”.
Segundo o professor, com o tema circo em mãos, começaram a surgir as histórias que foram ganhando cor e forma. “Os protagonistas são mostrados em sua intimidade, num cotidiano pincelado de dores, dúvidas e decisões. O que acontece nos bastidores antes da chegada do público, nos minutos que antecedem o espetáculo e quando as luzes se apagam sob os aplausos da plateia, são construções que respondem à inquietante curiosidade sobre a vida real dessas pessoas”. O texto também foi uma grande homenagem a um dos professores da instituição, Carlos Eduardo da Silva Faria, que cedeu algumas linhas poéticas da sua mais recente obra, Audácias, para dar voz à peça.
Conforme explicou a responsável pelo show de talentos, professora Maria Cristina Geremias, cada aluno contribuiu diretamente no processo criativo e rumo dramático de cada história apresentada. Para ela, é uma grande satisfação poder participar desse evento que é esperado por todos o ano inteiro. “Estou à frente do Fetag pelo quarto ano consecutivo. Para mim, como professora de arte, é sempre um privilégio participar desse momento, onde os alunos se dedicam ao máximo para que o resultado seja o esperado”.
Em seu discurso de abertura, o Diretor Executivo da instituição, Evilásio Gentil de Souza Neto, afirmou que o festival de talentos cumpriu mais uma vez o seu importante papel, de desenvolver a capacidade criativa e artística dos alunos. O Colégio Guairacá acredita que eventos como esse servem como importante agente para estimular a criatividade de crianças e jovens, além de uma ótima forma de desenvolver e despertar talentos.
O aluno Henrique Adriano também participou por mais um ano consecutivo do festival de talentos e disse ser uma experiência incrível a cada edição. “Uma das coisas que mais me interessou no Colégio Guairacá, antes mesmo de estudar aqui, foi o Fetag. Fazer parte do elenco exige muito de nós, mas ao mesmo tempo é uma emoção inexplicável”.