22/08/2023
Política

Claudio Andrade: “Guarapuava precisa de 3 prefeitos”

imagem-65663

Dizendo-se “esgotado” com um ano de trabalho na equipe do prefeito Cesar Silvestri Filho, o filósofo Claudio de Andrade deixa o cargo de ouvidor-geral da Prefeitura de Guarapuava para voltar integralmente à rotina de professor no Departamento de Filosofia da Unicentro. Ele procurou a Rede Sul  de Notícias nesta quarta feira (22), depois de ter encaminhado uma longa nota explicativa à imprensa.

Vice-presidente estadual do PHS e um dos artífices da coligação que elegeu Cesar Filho (PPS) e a vice-prefeita Eva Scharan, do seu partido, Andrade não se declara magoado ou entristecido, mas suas palavras deixam transparecer que fez o que podia. “Trabalhava 12 horas por dia, era muita cobrança por parte da opinião pública”.

O ex-ouvidor deixa claro que tinha um bom trânsito com o prefeito, “diálogo muito aberto”, e também afirma que “a incompreensão desistimula a continuar na vida publica”. Em nota enviada à imprensa, ele se declara com o dever cumprido, restruturando a Ouvidoria que está desativada há 7 anos. Seu desafio, segundo assinala, foi trabalhar com dois funcionários emprestados de outras Secretarias e apenas com um assessor comissionado. Assim mesmo, garante que a atenção às reivindicações da população é e continua sendo uma das prioridades da Administração Cesar Silvestri Filho, vaga política que passa a ser exercida, em nome do PHS, por outro professor da Unicentro, Marcio Fernandes, que assumiu a Secretaria de Comunicação Social. Para a Ouvidoria, Andrade está indicando o presidente municipal do partido, David Matos, também ligado à Unicentro.

O ex-ouvidor disse que vai se dedicar à profissão de professor e que não terá mudanças no relacionamento com o prefeito. Na vida política, ele defende que o PHS lance candidato próprio a deputado federal. Entre os problemas que ele aponta na Administração, está a “falta de comunicação entre os secretários” e ao “volume de trabalho” na Prefeitura, que é grandioso. A seu ver, tanto é o trabalho, que Guarapuava precisaria de “uns 3 prefeitos”.

A INTEGRA

Uma nota foi emitida pelo professor Claudio Andrade. Leia na íntegra:

‘ESTOU DEIXANDO A OUVIDORIA MUNICIPAL’

Em diálogo franco e aberto com o Prefeito Municipal, César Silvestri Filho, o Ouvidor Geral do Município, Prof. Claudio Andrade, coloca o cargo à disposição e reassume suas atividades acadêmicas na UNICENTRO a partir de 01 de fevereiro de 2014, onde é efetivo desde 1996. 
Atual Vice-Presidente do PHS Estadual, Claudio Andrade, foi peça chave na aliança entre o PHS e o PPS nas eleições que selaram a vitória de César Silvestri ( PPS ) e Eva Schran ( PHS ) rumo ao Paço Municipal.

Convidado por César Filho para reativar a Ouvidoria Geral do Município, depois de 07 anos desativada, em grau de extrema confiança, assumiu a pasta em 01 de janeiro de 2013 com o propósito maior de estabelecer um canal entre a sociedade e o Poder Público Municipal.

Durante o período em que esteve à frente da Ouvidoria Geral, Claudio Andrade, montou uma estrutura física e logística adequada com atendimentos presenciais, por telefone, por correspondência e por sistema web, atendendo em média 30 demandas diárias.

Sem orçamento próprio, com o aval do Prefeito César Filho e contando com a colaboração do Secretário de Administração Ivanês Josefi, fez uma pequeno remanejamento de orçamento da Secretaria de Administração para viabilizar o projeto.

Ainda em fevereiro, nas dependências do gabinete municipal, fez o lançamento do atual sistema web da Ouvidoria, contando com a presença de dezenas de lideranças da sociedade civil organizada para testemunharam o mote “Ouvir é apenas o início de todo movimento”. Contando com uma equipe pequena, com dois funcionários cedidos da Secretaria da Educação e Saúde e com apenas um cargo comissionado, a Ouvidoria Geral selou uma sólida parceria com a Escola de Governo do Estado do Paraná em Curitiba para a qualificação de servidores municipais e um trabalho de equipe com a UGAM – União Guarapuava de Associação de Moradores para a criação de Audiências Públicas Descentralizadas, intitulada pela Ouvidoria de ‘Agenda Cidadã’. Com apoio irrestrito do Prefeito Municipal e em diálogo permanente com outras Secretarias Municipais foram realizadas duas Agendas Cidadãs, sendo uma no Bairro Xarquinho e outra no Distrito de Palmeirinha, em novembro de 2013. A repercussão positiva da Agenda cidadã contagiou outros bairros e Distritos Municipais que aguardam a confirmação da atual administração em fazer novas audiências públicas. Há uma sinalização de que o Residencial 2000 e o projeto morar melhor, seguido do Bairro Santana serão os próximos investimentos da Agenda Cidadã.
“Tivemos a oportunidade de proporcionar aos cidadãos do Bairro Xarquinho e da Palmeirinha um espaço de diálogo direto com o Prefeito Municipal e Secretários Municipais, com questionamentos, reclamações, reivindicações e sugestões , cumprindo a finalidade da Ouvidoria em ser um instrumento democrático, ágil, direto e imparcial do cidadão, buscando soluções práticas e efetivas junto às Secretarias Municipais, Departamentos e Setores responsáveis, para os problemas apresentados pelos cidadãos”, afirma Claudio Andrade.

A Ouvidoria Geral do Município acompanhou de perto a parceria com a FAU ( Fundação de Amparo da Unicentro, em projetos relevantes para o melhoramento do desempenho das ações municipais na área da saúde e educação. Em particular, uma ação que merece ser citada como relevante neste momento foi o suporte dado pela Ouvidoria Geral à Ouvidoria SUS. Antes, um espaço pouco acionado pelos cidadãos e com pouca credibilidade entre os próprios servidores da saúde, a Ouvidoria do SUS passou a ter maior reconhecimento com o apoio total do Secretário Municipal Dr. Stefan em parceria com a Ouvidoria Geral. “Fizemos algumas reuniões de trabalho com a Ouvidoria do SUS e colaboramos para que este importante espaço fosse levado mais a sério, coisa que não acontecia na gestão anterior”, afirma Claudio Andrade.

Sempre com apoio irrestrito do Prefeito Municipal, a Ouvidoria Geral materializou a implantação efetiva do atendimento à Lei de Acesso à informação, tirando do papel o discurso e respondendo a todo e qualquer cidadão e entidade que buscasse informações públicas da administração Municipal. 

Outra ação que marcou a gestão de Claudio Andrade à frente da Ouvidoria Geral foram os constantes ajustes e implementações no Portal de Transparência do Município de Guarapuava, em parceria com a Secretaria Municipal de Administração e Controladoria do Município. “Em dezembro de 2013 tínhamos já programado, com o aval do Prefeito Municipal, a disponibilização de todas informações referentes aos salários dos servidores municipais efetivos e comissionados, de forma transparente, para que todos os munícipes pudessem ter conhecimento de valores da folha de pagamento, além de dar publicidade à remuneração de cada um dos agentes públicos, com a apresentação de um quadro funcional indicando nome, cargo, local de lotação, forma de investidura ( concurso público ou livre nomeação ), horário de trabalho e carga horária, além de informações pertinentes sobre servidores cedidos a outros órgãos, indicando nome, cargo e órgão de origem.” 
“Tudo isto está pronto. Infelizmente, na semana que faríamos o lançamento do Portal do Servidor, aprovado pelo Legislativo, nas dependências do Gabinete Municipal, fomos surpreendidos pela Operação Salvação do GAECO, e tivemos que adiar o evento. A idéia era convidar as entidades civis organizadas mais expressivas para testemunhar esta importante ação da Gestão César Silvestri”.

O APRENDIZADO
No pouco tempo que fiquei e no bom convívio que tive com o Prefeito, Vice-Prefeita, Secretários Municipais, Vereadores e servidores públicos, e do contato direto com a população, pude perceber que o pouco que se fez foi uma enormidade.

A Ouvidoria está constituída e tem vida própria, não dependendo mais de uma pessoa em si. Qualquer pessoa bem intencionada pode continuar nosso trabalho. Minha equipe continuará lá para ampliar este importante espaço público.

Nosso maior intento foi o esforço de readquirir a confiança do cidadão local para a prestação de serviços essencialmente públicos, se não conseguimos em sua inteireza, avançamos significativamente. 

Saio da Ouvidoria com a consciência tranqüila do dever cumprido. Atendemos ao todo, 1.155 demandas, sendo 986 devidamente concluídas. Há uma pendência ainda de 152 demandas em curso, dentro do prazo. O volume de trabalho foi intenso.
 

PROJETOS PROFISSIONAIS
“ Estou reassumindo minhas atividades acadêmicas na Unicentro com o mesmo entusiasmo que assumi a Ouvidoria em janeiro de 2013. Dialogando com familiares e amigos pessoais, decidi investir mais em minha carreira acadêmica. Há muitas possibilidades em curso. Estarei coordenando uma pós-graduação recém aprovada pelo MEC que qualifica Professores da rede pública na área de ensino de sociologia em três cidades pólo do Paraná; há ainda minha ascensão de nível para a categoria de ‘Professor Associado’ que se aproxima; há também a intenção de colaborar com a equipe de trabalho do Reitor Aldo Bona, além de planos para um Pós-doc fora do País”.
“Tenho conversado com o Chefe do Departamento de Filosofia, Professor Marciano e com o Reitor Aldo Bona desde de outubro passado, vislumbrando este meu retorno, e conto com o apoio irrestrito dos mesmos”.

LIÇÕES
“Fica a grande lição que devemos valorizar mais aqueles que homens e mulheres que trabalham na esfera pública. Fica também a grande lição de que a distância entre o que se pretende fazer e o que se pode fazer é enorme. Como já escrevi anteriormente, não se toca tudo, não se consegue fazer tudo.

Um dos principais entraves e dificultadores para a excelência do trabalho público fica por conta do excesso da burocracia. Está bem claro que este é o maior vilão do setor público.
Durante a realização de meu trabalho pude perceber um certo exagero na incompreensão da maioria dos cidadãos. Mesmo compreensível, passa a ser um estimulante para que voltemos à iniciativa privada e às tarefas profissionais que fazem parte de nossas vidas onde o reconhecimento é maior.

Aprendi também a reconhecer a grandiosidade de bons servidores e que, sem dúvida alguma, o número dos servidores de carreira ou comissionados que fazem a diferença é inferior ao número daqueles que fazem muito pouco.

Em vários momentos tive a sensação de que o trabalho público é ilimitado e frequentemente corrói nossa vida particular”, afirma Claudio Andrade.
 

SOBRE A PARCERIA COM O PREFEITO E SECRETÁRIOS MUNICIPAIS
“César Filho compreendeu minha saída. Em outubro passado quando disse que queria sair, ele pediu que eu agüentasse firme e que seria muito ruim perder um colaborador direto que o ajudava muito em diversas áreas. Desta vez, ele compreendeu e, mesmo que quisesse que eu ficasse, respeito minha decisão dizendo que as portas estarão sempre abertas à minha pessoa, desejando-me boa sorte.

Não há dúvida de que foi uma honra participar do primeiro escalão deste Governo Municipal. Um reconhecimento que nunca esquecerei.

Assumi com ele meu compromisso de continuar colaborando com sua gestão.
Foi gratificante conviver profissionalmente com o Prefeito César Filho e vários Secretários Municipais. O volume de trabalho de César Filho é algo extraordinário. Uma adrenalina. Sempre achei que César Filho estivesse preparado para assumir os destinos de Guarapuava, mas sua determinação e energia, superou minha expectativa. Tem uma visão macro, é zeloso com a coisa pública, bastante humano no relacionamento com seus colaboradores diretos e acompanha tudo de perto. Acredito que em 2014 teremos os frutos plantados em 2013. Se eu pudesse qualificar com destaque uma ação de César Filho, diria que é o senso de planejamento e a visão do amanhã.
Mesmo assim, saio com a convicção de que Guarapuava precisaria de ao menos 03 prefeitos municipais. O volume de problemas é monstruoso. A cidade é muito complexa.
Continuarei apoiando a gestão do Prefeito César Filho com a mesma intensidade que apoiei até agora. Entrei na gestão como parceiro político e saio como amigo”.
“O relacionamento com os Secretários Municipais sempre foi de alto nível. Cordial e civilizatório. César conseguiu formar um bom time, onde todos estão concentrados e devotados à tarefa de fazer o seu melhor. O ano de 2013 foi o ano da organização e de preparativos para o terreno fértil. 

Acompanhei de perto dezenas de projetos que foram aprovados no Governo Federal e terão início neste ano. Não tenho dúvida que Guarapuava se transformará em um canteiro de obras.”
 

CALCANHAR DE AQUILES
“Com toda administração municipal acredito que também aqui o grande problema desta administração e de organizações semelhantes continua sendo a falta de comunicação e de aproximação dos homens públicos. Há pouco tempo para tudo.” 
 

CONTINUAÇÃO DOS PROJETOS COLETIVOS
“Além de continuar com minha coluna semanal sobre questões da política local, pretendo continuar com minha participação efetiva no Comitê da Escola Diocesana de Fé e Política onde temos planos de ampliar nossa ação neste ano , incluindo a cidade de Prudentópolis. Está quase certa uma extensão da Escola ( Curso de Extensão de Ciência Política ) para esta cidade. Há também um diálogo avançado com o atual coordenador da Pastoral Diocesana de Guarapuava, Padre Carlos, em buscarmos uma qualificação pontual de Ciência Política para vários Padres da Diocese, com a criação de uma Pós-Graduação Lato Sensu, em parceria com a Unicentro, sendo semi-presencial. A disposição é grande”. 
“Estamos também preparando um livro que resume meus escritos sobre política local. A coisa está bem avançada.”

SOBRE O PHS
Continuamos firmes no PHS, agora com a responsabilidade de representar meus parceiros de Guarapuava em âmbito estadual. Tenho orgulho de pertencer a esta time do PHS. O Partido deve lançar um candidato a Deputado Federal. Nossa região tem condições de contribuir para a eleição de um Federal do PHS. Alguns nomes são sempre comentados, dentre eles, do empresário Júlio Agner, do ex-Presidente da ACIG Valdir Grígolo , da ex-Vereadora Madalena Nerone e da atual Vereadora Nerci Guiné. Estaremos conversando nos próximos dias para a definição de nosso representante.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo