22/08/2023
Cotidiano Paraná

Clèmerson Clève é o novo imortal da Academia Paranaense de Letras

Clèmerson é advogado, professor, autor de compêndios jurídicos e poeta. Também é um dos mantenedores do Centro Universitário Campo Real

clemerson-cleve-

Clèmerson Merlin Clève (Foto: Arquivo/RSN)

O guarapuavano Clèmerson Merlin Clève passa a ocupar a  Cadeira nº 3 da Academia Paranaense de Letras. Ele é advogado, professor, autor de compêndios jurídicos e poeta. Conforme a ACP, a eleição ocorreu nesta quarta (13), Dia Mundial do Escritor, em Curitiba.

De acordo com as inscrições, três autores estariam aptos a concorrer à sucessão de Renê Ariel Dotti. Além de Clèmerson, se habilitou Gilmar Aparecido Cardoso, advogado, assessor jurídico da Assembleia Legislativa do Paraná e membro da Academia Mourãoense de Letras. Além de Saulo Adami, escritor catarinense, mas que mora no Paraná há 10 anos.

No entanto, Gilmar Cardoso anunciou antes da eleição que estava desistindo de concorrer à vaga. Em ofício entregue à APL ele pediu aqueles que fossem votar nele, que apoiassem Clèmerson. Conforme o escritor a desistência teve a finalidade de contribuir com a consolidação da unidade e do consenso.

Conforme o histórico, a Academia Paranaense de Letras, criada em 26 de setembro de 1936, segue o modelo da Academia Francesa e da Academia Brasileira de Letras. Dessa forma, conta com 40 membros eleitos de forma vitalícia. No momento, são três as vagas disponíveis. Além da Cadeira n.º 3, que foi de René Dotti, estão vagas as cadeiras ocupadas ultimamente por Léo de Almeida Neves e Jeorling Cordeiro Clève, que é pai de Clèmerson.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.