22/08/2023



Política

Cleto defende a exploração de fontes de energia

Da redação, com assessoria

O candidato a deputado estadual pelo PTC, Cleto Tamanini, fez um levantamento e constatou que a região de Guarapuava tem potencial energético, sem qualquer projeto para a sua exploração. "É lamentavel que as nossas lideranças políticas não percebam as inúmeras fontes de energia que estão aí. Estamos numa região que venta muito, mas ninguém se interessa em construir uma Usina Eólica. Esta é uma energia limpa, barata e inesgotável, pois temos locais em que venta 24 horas por dia, 365 dias por ano. O governo federal está incentivando a instalação de polos eólicos por todo o Brasil, inclusive com financiamento  pelo BNDES, com carência de dois anos e juros subsidiados", realçou Tamanin.

Ele lembrou também que na região de Pitanga está confirmada a existência de gás natural, com viabilidade econômica já que a reserva é de grande porte."Estamos a 80 quilômetros em linha reta da fonte de Barra Bonita em Pitanga e a 100  km de Mato Rico. Se não nos mobilizarmos para trazer este gás para abastecer nossas indústrias e cooperativas, ele pode ir para o norte do estado, abastecer o polo moveleiro de Arapongas, distante 250 quilômetros. Os nossos deputados não demonstram interesse na exploração desta fonte de energia, também limpa, barata e inesgotável. Eu, eleito deputado estadual, já no primeiro dia, vou arregaçar as mangas e não vou desistir enquanto não ver a exploração desse potencial enérgico todo", afirmou Cleto, lembrando ainda do cultivo de nabo forrageiro em nossos campos, "matéria prima para o bio diesel, o eco-combustível do futuro. Vamos reverter os índices sociais hoje muito baixos na região, com a atração de indústrias através destas fontes fantásticas de energia", concluiu o candidato do PTC.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo