O vereador Cleto Tamanini afirmou que a Prefeitura de Guarapuava deve se esforçar para fazer contornos rodoviários ligando rodovias de grande tráfego, como a BR-277 e a PR-170, a diferentes extremos da cidade.
Segundo o vereador, Guarapuava necessita de um macro-planejamento estratégico, prevendo a construção de avenidas radiais (que cortam a cidade internamente) e perimetrais (no entorno do perímetro urbano). Ele também defendeu reformulação do sistema de trânsito, privilegiando o transporte coletivo e a construção de ciclovias.
“Para isso, é indispensável uma mudança radical no transporte coletivo, com a melhoria do serviço e a redução do valor da passagem, possível agora com o subsídio que está sendo oferecido pelo governo do Estado com a desoneração do ICMS do oleo diesel” – apontou ele. Cleto é autor da proposta que reduz a tarifa do transporte urbano, que deu origem ao movimento popular que congelou temporariamente o valor da passagem.
Cleto Tamanini recebeu da concessionária Ecocataratas a informação oficial de que a responsabilidade pela construção das marginais da BR-277, do trecho do viaduto no sentido Foz do Iguaçu, é da Prefeitura de Guarapuava. Sabendo disso, Tamanini requereu à Companhia dos Serviços de Urbanização de Guarapuava (SURG) um posicionamento sobre o plano de obras.
REGIÃO DE INDÚSTRIAS E COMÉRCIO
O trecho a ser beneficiado pelas avenidas marginais à 277, segundo Cleto, é de aproximadamente 5 quilômetros, numa área povoada por empresas comerciais e industriais, com perspectivas de plena expansão.
A SURG deveria ter apresentado um relatório de análise técnica do projeto, que também prevê a construção de desníveis sob a BR-277, mas até agora não o fez. O vereador oficiou a SURG para que faça o detalhamento, pois é o órgão municipal tecnicamente capacitado para encaminhar este assunto junto à comunidade envolvida. As obras dependem de aprovação prévia da Ecocataratas e do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER).
Cleto Tamanini disse que municípios menores que Guarapuavajá têm marginais e contornos ligando a outras cidades, em diversos sentidos.
Essas obras, segundo o vereador, vão dar mais segurança ao tráfego de veículos, facilitar o acesso às empresas e ordenar o crescimento da cidade com planejamento de curto, médio e longo prazos.