“Tudo mudou, estamos mais unidos e animados”, diz Mariana Camargo de Sá, aluna do 1° ano do ensino médio. A afirmação da estudante retrata o clima que paira sobre o Colégio Estadual Professores Edvaldo e Janete Carneiro, em Turvo. A escola foi inaugurada pelo governador Beto Richa na sexta-feira (16).
A obra era reivindicada pela comunidade há 11 anos. Durante esse tempo os alunos do ensino médio dividiam espaço do Colégio Edite Cordeiro Marques, que estava superlotado.
Algumas turmas estudavam em uma sala improvisada na garagem do salão paroquial. Nos dias frios, os professores não podiam usar o quadro por causa do excesso de umidade. “Não conseguíamos ouvir os professores e nem nos concentrar direito. Era desanimador vir para escola”, afirma Mariana.
Para o aluno Allan Junior Mattos de Andrade, também do 1° ano, a distância entre as salas e o prédio da escola, cerca de três quadras, era o que mais dificultava. “A biblioteca, a quadra de esporte era tudo na escola e não tínhamos nada disso lá”, conta.
Localizada no bairro Jardim Vioria, a nova estrutura construída pelo Governo do Estado representa investimento de R$ 3,1 milhões e resolveu os problemas e melhorou a vida de professores e alunos.
Além de biblioteca e quadra poliesportiva coberta, a nova escola conta com 12 salas de aula, com capacidade para atender mais de mil alunos nos três turnos, laboratórios de informática, química, física, biologia, biblioteca, sala multiuso, seis ambientes administrativos e pedagógicos, sete banheiros, seis ambientes diversos (cozinha, refeitório), casa do zelador e passarela coberta.
A escola conta, também, com uma sala ao ar livre para os professores desenvolverem atividades diferenciadas e saírem da rotina da sala de aula. A professora de Português, Egly Hadlich Ferraz, já está usando o novo espaço para suas aulas de literatura. “Está perfeito. Antes até podíamos criar alguma coisa diferente, mas não com a qualidade que podemos ofertar hoje”, diz.
ACESSIBILIDADE
O prédio conta, ainda, com banheiros adaptados para alunos com múltiplas deficiências, elevador, pista tátil, rampa de acessibilidade para alunos cadeirantes e moderno sistema de prevenção a incêndio. “Agora temos uma estrutura excelente e podemos oferecer aos nossos alunos uma educação com mais qualidade”, conta o diretor Anselmo Pilati à Agência Estadual de Noticias.
Além dos alunos do ensino médio regular, a nova escola possui quatro turmas do Centro de Línguas Estrangeiras e Modernas (Celem) e duas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Turvo tem 14 mil habitantes e conta agora com duas escolas estaduais na área urbana, duas em reservas indígenas e outras três no campo. “O governador Beto Richa e o vice-governador Flávio Arns assumiram um compromisso com a nossa população e agora os alunos e professores já estão desfrutando de uma escola completa. Nós sabemos que uma boa educação passa também pela estrutura das escolas”, afirma o prefeito de Turvo, Antonio Marcos Seguro. “Isso é resultado do compromisso do nosso governo estadual com a educação pública de qualidade”, afirmou.