Neste sábado (22), das 8 às 18 horas, a Secretaria Municipal de Saúde promove na Clinica da Mulher um dia especial, com ações e serviços para o gênero feminino. A programação faz parte do "Outubro Rosa", um movimento mundial de conscientização mundial que alerta sobre os riscos do câncer de mama. Em Guarapuava, também está sendo realizada o “Outubro Rosa” a prevenção do câncer de colo uterino”.
Uma equipe de enfermagem atenderá as mulheres que comparecerem para fazer o preventivo. Palestras rápidas de autocuidado serão ministradas por acadêmicos das faculdades, e para esclarecer eventuais dúvidas, estará presente, também, um médico.
De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, durante todo o sábado serão feitas coletas de preventivo de colo de útero, agendamento de mamografias, além de palestras rápidas de autocuidado. “O preventivo pode ser feito a partir da primeira relação sexual. Já as mamografias serão agendadas para mulheres com mais de 40 anos, ou que apresentarem nódulos”, explicou a enfermeira Silvia Silveira, da Clínica da Mulher.
De acordo com a ginecologista Andressa Araújo, que atende na Clínica da Mulher, a mamografia é o padrão ouro para o diagnóstico do câncer de mama. “Esse exame de imagens detecta nódulos e também micro calcificações antes mesmo de um diagnóstico clínico, feito pela apalpação em consulta médica”, afirmou a ginecologista. A recomendação é que a mamografia seja feita uma vez por ano, depois dos 40 anos de idade, ou mais cedo quando tiver histórico familiar da doença. “Ao fazer regularmente a mamografia, o exame pode diagnosticar precocemente o surgimento de um tumor e contribuir para aumentar as chances de cura”, completou.
Neste sábado, as mamografias serão agendadas de segunda a sexta-feira, e realizadas no Hospital São Vicente, gratuitamente. Já o preventivo, pode ser feito hoje mesmo (22). “Para a coleta do preventivo, a mulher não pode estar menstruada, nem utilizar cremes vaginais. Um dia antes do preventivo não deve manter relação sexual”, explicou Silvia.
Assim como a mamografia, o preventivo pode gerar o diagnóstico precoce. “Ao diagnosticar lesões de colo de útero por meio do papanicolau (preventivo), se tratadas não evoluem para um câncer de colo de útero. É importante que toda mulher que já teve relação sexual, mesmo que não esteja sexualmente ativa, faça o exame anualmente”, diz a médica.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guarapuava