22/08/2023
Política

Clubinhos ecológicos realizam a Semana do Meio Ambiente

Da redação  ( com Rodrigo Mello) –  O projeto de Educação Ambiental, Clubinhos Ecológicos,  que conta com  nove unidades, e aproximadamente 2 mil alunos das escolas públicas da rede Municipal de Ensino, terão nos próximos dois meses atividades de campo com técnicos do departamento de Agricultura e Meio ambiente, e do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Segundo a dirigente da divisão de Cultura, Silvana Santos, responsável pelo trabalho junto ao departamento de Educação, as atividades visam ampliar a consciência ambiental dos alunos, fazendo com que eles aprendam que pequenas idéias colocadas em prática podem melhorar o mundo e garantir a preservação do planeta. “Levando em consideração que todos nós, independente de cor, raça ou credo usamos tudo que a natureza nos oferece, seremos nós os primeiros a sentir as conseqüências da devastação, por tanto, precisamos adquirir esta cultura do preservar”, afirma.
Para a diretora do Departamento de Educação, professora Ivonete Mendes, as crianças, são na maioria das vezes, as responsáveis pela mudança de comportamento dos pais. Por isso, ela acredita que além de criar a sensibilidade nos pequenos de que é preciso cuidar do planeta, os pais conseqüentemente também acabam reavaliando algumas atitudes. “O trabalho começa na escola e termina em casa. Um alerta para que nós possamos cultivar hábitos de preservação, que podem ser desde apagar uma luz que não esta sendo usada, até economizar água ou jogar o papel do salgadinho na rua. São atividades simples que podem ajudar na preservação do planeta”, argumenta a diretora.
“Há uma preocupação mundial com a questão do Meio Ambiente. Devido à degradação ocorrida nos últimos anos, existe a necessidade de se recuperar isso. Mas como é difícil mudar os hábitos das pessoas mais velhas, precisamos trabalhar inicialmente com as crianças”, afirma o diretor do departamento de Agricultura e Meio ambiente, Ernesto Chaves. De acordo com ele, o prefeito Albari Guimorvam Fonseca dos Santos, manifestou a preocupação em criar esta consciência. Por isso, a Administração também vai realizar, durante o tempo de duração do projeto, o plantio de mudas nas nascentes dos rios. “Ainda dá tempo de nós recuperarmos estas áreas. Vejo que o futuro vai depender destas sementes que serão plantadas por estas crianças”, finaliza.

Atividades
As atividades dos Clubinhos Ecológicos iniciadas durante a semana do Meio Ambiente, seguem até dia 21 de setembro, Dia da Árvore. Durante os próximos meses os clubinhos visitarão viveiros do município, e também do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), em Pato Branco. Além disso, cada clubinho será responsável por uma atividade, que vai desde a preparação de apresentações artístico-culturais até o plantio de mudas de árvores nas nascentes dos rios. Para o enceramento do projeto, Administração prepara uma programação variada, que poderá ser visitada e observada pela população em frente ao Centro de Eventos do Município.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo