22/08/2023


Brasil Em Alta Política

CNM pode ter o presidente da AMP como secretário geral

Edimar compõe a Chapa liderada pelo atual presidente da Confederação dos Municípios do Paraná (CNM), Paulo Ziulkoski. A eleição segue até 18h

Edimar Santos, presidente da AMP (Foto: Josiel Araújo/RSN)

Prefeitos paranaenses têm um compromisso nesta sexta (1º de março). Até 18h está havendo a eleição para a nova Executiva da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Duas chapas estão inscritas. A Chapa 1 (CNM Independente) é liderada pelo gaúcho Paulo Ziulkoski, candidato à reeleição. Ele preside a ‘principal voz’ dos prefeitos desde 1997. A CNM é responsável por definir as principais pautas dos municípios em Brasília. Além de representar os prefeitos em negociações com o governo e o Congresso.

De acordo com o edital da eleição, o Paraná tem representatividade de ‘peso’ nessa composição. O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Edimar Santos ocupa a secretaria geral. Ele é prefeito de Santa Rita do Pavão. Outro prefeito paranaense que ocupa vaga em conselho é o prefeito de Cornélio Procópio, Hannouche Amin. A votação eletrônica ocorre pelo site das eleições.

Já a oposição está registrada com a Chapa 2 (CNM Renovação), que tem como candidato à presidência o atual vice-presidente da CNM, Julvan Lacerda. O mineiro conta com o apoio do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, já que é assessor no gabinete do senador.

Conforme as expectativas, devem votar associações de prefeitos de 13 estados brasileiros. No total, 4,6 mil prefeituras estão filiadas. O resultado com o nome da chapa vencedora está previsto para logo após o fim da votação, às 18h.

Leia as notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo