Da Redação, com Assessoria
Cantagalo – O coordenador do escritório regional da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) de Guarapuava, Paulo de Souza, e o chefe do escritório Elmar Vornes, estiveram no município de Cantagalo, na Vila Chimin, acompanhando o prefeito, Everton Antonio Konjunski, para uma ação de requalificação de dados sociais e atualização do número de famílias que serão beneficiadas pelo Programa Família Paranaense. O encontro aconteceu nessa quinta feira (16).
Cantagalo será um dos quatro municípios que fará parte do projeto piloto do programa no setor de habitação, que é coordenado pela Cohapar. Serão atendidas aproximadamente 120 famílias que vivem em condições precárias, na Vila Chimin. Estão previstos investimentos em habitação de interesse social que chegam a aproximadamente R$ 6 milhões com recursos do governo do Paraná.
Além da legalização dos terrenos, a vila receberá infraestrutra completa tais como urbanização, paisagismo, saneamento, rede de água e energia, asfalto com meio fio, reconstrução das casas ou reforma daquelas que estiverem em melhores condições. As famílias que não puderem permanecer em suas casas receberão um aluguel social pago pelo Governo do Estado durante o tempo de construção da nova moradia.
“O programa Família Paranaense com toda certeza será um marco na história da área da habitação de interesse social no Estado. São diversas secretarias trabalhando de forma unificada para levar melhorias na qualidade de vida de famílias vulneráveis”, observou Souza.
Para o prefeito, nunca no passado um governo olhou com tanta atenção para as famílias da Vila Chimin. “A parceria dos entes públicos é vital para retirar estas famílias do estado de vulnerabilidade social. Agradeço ao governador Beto Richa e à Cohapar pela olhar cuidadoso que tem com a Vila Chimin”, disse o prefeito.
Além desta ação em desenvolvimento, Cantagalo recebeu R$ 500 mil em investimentos, desde 2011. Foram beneficiadas 19 famílias de pequenos produtores rurais da cidade.
O PROGRAMA
O Programa destina-se à proteção e promoção das famílias que se encontram em situação de alta vulnerabilidade social no Estado do Paraná e é coordenado pela Secretaria da Família e Desenvolvimento Social (SEDS) e envolve ações de 17 secretarias e companhias estaduais integrando ações das áreas de assistência social, habitação, agricultura e abastecimento, trabalho, saúde, educação, esporte e lazer, segurança alimentar e nutricional, entre outras.