O presidente da Cohapar, Abelardo Lupion, o prefeito de Foz do Jordão, Ivan Pinheiro, e o deputado estadual Paulo Litro estiveram reunidos nessa terça feira (30) na sede da empresa, em Curitiba. No encontro, eles trataram de uma iniciativa conjunta do Governo do Estado com a administração municipal para a regularização de aproximadamente 2 mil imóveis sem documentação na cidade.
A iniciativa faz parte do Morar Legal Paraná, programa criado pelo governo estadual e coordenado pela Cohapar que pretende titular mais de 40 mil imóveis em situação irregular em todo o estado. Apenas em Foz do Jordão, serão investidos cerca de R$ 2 milhões em recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza.
Segundo Lupion, os subsídios do programa e o modelo de contratação via licitação pelo critério de menor preço faz com que o serviço seja oferecido com custos reduzidos e condições facilitadas. “É uma maneira do Governo do Estado permitir que famílias que moram há anos em casas sem escritura possam ter o direito à propriedade garantido legalmente”, afirma o presidente da companhia.
CICLO VIRTUOSO
A ação deve atender praticamente toda a extensão urbana de Foz do Jordão, de acordo com o prefeito. Com isso, o gestor pretende acabar com a situação de imóveis irregulares na cidade.
“É um projeto importante porque ao mesmo tempo em que garante o reconhecimento de propriedade, ele permite o incremento da arrecadação municipal por meio do IPTU, que poderá ser revertido em melhorias na estrutura pública para os próprios moradores”, argumenta Pinheiro.
Participaram da visita os secretários municipais de Administração, Gilvan Pinheiro, e Indústria e Comércio, Edirlei Antunes. Pela Cohapar, acompanharam o encontro o superintendente de Relações Institucionais, João Naime Neto, e a assessora da presidência Heloísa de Souza.