22/08/2023




Cotidiano Guarapuava

Colégio Estadual Mahatma Gandhi vence 17º Festival da canção ecológica

imagem-142564

Da Redação, com assessoria

Guarapuava – “A letra fala de um alienígena que teve seu mundo destruído pela falta de cuidado de seu povo, então ele vai para outro planeta. Ela serve pra lembrar que a juventude deve defender futuro do mundo, porque diferente do alienígena, nós não temos outro lugar para ir”, comenta o aluno do Colégio Mahatma Gandhi, Chrystian de Oliveira Bellin, um dos compositores da música vencedora do 17º Festival da Canção Ecológica, e que diz se inspirar no estilo do cantor e compositor norte-americano David Bowie.

Na noite de quinta feira (21), alunos dos colégios Heitor Rocha Kramer, Arlindo Ribeiro, Fera, Sesi, Bibiana Bitencourt, Carneiro Martins, Visconde de Guarapuava, Professora Alba Keinert e o colégio Ana Vanda Bassara também subiram ao palco do Vitace Centro de eventos. O colégio Heitor Rocha Kramer conquistou o segundo lugar no evento; a Professora Alba Keinert, o terceiro, o quarto colocado foi o Colégio Arlindo Ribeiro e o quinto o Colégio Fera. “A inciativa traz a oportunidade para os alunos se apropriarem do tema e fazer pesquisas a respeito, também promove a interação entre os alunos, que se unem para compor as melodias”, comenta a diretora do colégio vencedor, Edil Espínola.

Todas as letras deviam tratar de assuntos ligados a meio ambiente. Os quesitos avaliados foram musicalidade, conteúdo e poesia. “A música que trata de ecologia tem o poder de incentivar os alunos a se conscientizarem sobre o tema, pois eles vão desenvolver pesquisas para a composição. Atualmente, as escolas são o nosso principal meio de transformação, pois os estudantes saem de lá sabendo da importância do meio ambiente”, comenta o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo.

Também estiveram presentes os secretários de Trânsito e Transportes, Airson Horst, representantes do Conselho de Meio Ambiente, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, da 5ª Regional de Ensino, o vereador Samuel da Silva Pinto, além de familiares, amigos e diretores das escolas.          

PROJETO AQUARELA

Durante o evento, também foi entregue o prêmio do projeto Aquarela, que escolheu os cinco melhores desenhos feitos por alunos. “Todos os premiados do projeto receberam o mesmo prêmio. Os desenhos retratavam temas referentes a natureza e as crianças se esforçaram bastante, ficamos felizes com os resultados!”, comenta a bióloga da Semag, Maristela Procidonio Ferreira.

As vencedoras foram as escolas municipais Carlita Guimarães Pupo, São José, Dom Bosco, Professor Francisco Contini, e a Roberto Cunha e Silva.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo