O Colégio Guairacá, em Guarapuava, recebeu integrantes do Centro de Apoio ao Surdo e aos Profissionais da Educação de Surdos do Paraná (CAS) para uma palestra instrutiva nessa terça feira (14). O evento na instituição de ensino faz parte de uma série de eventos propostos pelo CAS visando à formação continuada, conforme explica a coordenadora do CAS de Guarapuava, Jiane Cwick.
“É imprescindível que os profissionais que atendem estudantes surdos tenham proficiência para uso e ensino de Libras e proficiência em tradução e interpretação”, destacou Jiane.
De acordo com a assessoria do Colégio, na ocasião, a coordenadora apresentou o trabalho desenvolvido pela entidade no terceiro planalto, que possui a segunda unidade do Paraná.
“O principal objetivo do CAS é promover a educação bilíngue e valorizar a diversidade linguística dos estudantes surdos, difundindo o uso de Libras por meio de formação inicial e continuada para profissionais, bem como, através da produção de materiais acessíveis aos estudantes surdos”.
No mesmo evento, o assistente social Juliano Ribas Machado, do município de Pinhão, ministrou a palestra ‘Doença mental x saúde mental: estratégias de prevenção e cuidado’. Ainda segundo a assessoria, Juliano tem passado por várias instituições de ensino abordando a temática, que é inspirada no projeto ‘Suicídio, você não precisa dele para encontrar a saída’, desenvolvido junto à Secretaria de Saúde do município.
“Dentro do projeto discutimos sobre bullying, automutilação e tentativas de suicídio que, se não tratadas, podem levar ao suicídio de fato. Ele surgiu para levar informação aos alunos, professores e para as famílias à respeito desses assuntos que viraram um problema de saúde pública e que afetam todas as classes sociais, independente de raça e gênero”, alertou o assistente social.