Guarapuava – Mais de 1,4 milhão de alunos da rede pública estadual retornam às aulas nesta quarta-feira (22). Os alunos das mais de 2,1 mil escolas serão recebidos por cerca de 60 mil professores e encontrarão benfeitorias de infraestrutura e ferramentas pedagógicas com objetivo de garantir um melhor desempenho e rendimento escolar. Além disso, todas as escolas da rede estadual vão divulgar ações para ajudar a prevenir a nova gripe (H1N1).
Técnicos da secretaria da Educação em parceria com a da Saúde preparou no período de férias, material com informações a respeito da prevenção da gripe (Influenza A). Os cartazes já estão nas escolas para alertar professores, pais e alunos.
A secretaria da Educação é responsável pela orientação e prevenção da gripe no ambiente escolar. Alertamos que o principal cuidado deve ser com a higiene pessoal, explicou o professor, Otoniel Álvaro da Silva, que representou a Secretaria na comissão sobre a gripe.
O material e informações serão disponibilizadas aos professores nos dias de semana pedagógica que antecedem o inicio das aulas. Qualquer decisão em relação a precauções a respeito da gripe, necessariamente, deve ser originada na secretaria da Saúde, órgão com competência e responsabilidade sobre o assunto, disse a secretária de educação Yvelise Arco-Verde.
O Paraná é o Estado que mais investe em educação pública no País. Tendo a educação como uma de suas prioridades, destina 30% do orçamento a essa área. A política do Governo Requião para a educação trabalha em quatro grandes eixos que caminham juntos na administração pública: gestão educacional, infraestrutura, valorização dos profissionais da educação e práticas pedagógicas.
Segundo a secretária de educação Yvelise Arco-Verde, é a articulação desses eixos e a vontade política que dão ao Paraná a melhor educação do País. Os resultados aparecem nos indicadores como o Censo Escolar, o Enem e os diversos prêmios que nossos professores e alunos ganham Brasil afora, comentou.
Entre os investimentos citados por Yvelise estão as TVs multimídia, o Portal Dia-a-Dia Educação, o Livro Didático Público – elaborado pelos professores da Rede Estadual – a TV Paulo Freire e o Paraná Digital (com laboratórios de informática em todas as escolas).
O Governo ainda aplica R$ 133,3 milhões na compra de 1.140 ônibus que vão atender 270 mil alunos com o objetivo de resolver os problemas enfrentados pelos alunos que vivem nas zonas rurais do Estado.
NOVIDADES – Além dos livros didáticos públicos já entregues aos alunos do Ensino Médio no início do ano, novos materiais de apoio aos professores serão distribuídos neste semestre.
Para dar continuidade às ações que buscam resgatar e debater a história do Paraná, serão entregues cadernos pedagógico sobre a história do Estado e cada escola receberá a segunda fase do acervo de temas paranaenses, detalhou a chefe do departamento de educação básica, Mary Lane Hutner.
São 29 títulos que contam um pouco da história, geografia e literatura paranaense. Cada biblioteca receberá ainda, um exemplar do livro Tradição e Cultura, com curiosidades a respeito da vida e da cozinha quilombola. Pensando também na articulação entre as secretarias municipais e a estadual, numa perspectiva de formação integral do jovem paranaense, o Governo está entregando cadernos de orientações pedagógicas para educação infantil e coletânea para as séries iniciais do ensino fundamental, completa Mary Lane.
Já com o objetivo de fortalecer a participação do Estado na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas serão entregues aos alunos, livros com questões da disciplina.
Ações que serão repassadas nas escolas sobre como evitar a nova gripe
Higienizar as mãos com água e sabonete após: tossir ou espirrar, após usar o banheiro, antes das refeições e antes de tocar os olhos, boca e nariz;
Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies;
Proteger com lenços (preferencialmente descartáveis a cada uso) a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de aerossóis;
Não compartilhar talheres, copos, pratos, toalhas e outros objetos de uso pessoal;
Evitar aglomerações e ambientes fechados (os ambientes devem ser mantidos ventilados);
Cuidar da alimentação e aumentar a ingestão de líquidos.
(AEN)