Um dos exames mais importantes para a saúde da mulher é o preventivo. Através dele é possível diagnosticar lesões precursoras do câncer de colo de útero. O exame pode ser feito gratuitamente, em qualquer unidade municipal de saúde, no Cisgap ou na Clínica da Mulher. Para as mulheres que residem no interior do Município, equipes da Secretaria Municipal de Saúde visitam essas regiões, aos sábados.
De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Cícero Vicentin, é recomendável que toda mulher que já teve relações sexuais faça o preventivo uma vez ao ano. “O câncer de colo de útero não tem sintoma, é o exame que pode mostrar alterações. Nesses casos, quanto mais cedo forem diagnosticadas, a chance de cura é garantida”, explicou o Secretário.
No Cisgap, cerca de 40 mulheres marcam o preventivo todo mês. “Na verdade o preventivo é mais do que um exame, pois muitas mulheres, de diferentes idades, nos procuram para esclarecer diversas dúvidas”, afirmou a enfermeira KatscianeYokoda, uma das responsáveis pelo procedimento no Cisgap. “Diferente do que muitas acham o exame não dói e a coleta é rápida”, esclareceu a enfermeira.
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, o câncer de colo de útero é o segundo tumor mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.
Como fazer o preventivo
O atendimento nas unidades de saúde municipais, para o agendamento do preventivo, acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Para realizar o exame, a mulher não pode estar menstruada, nem manter relação sexual um dia antes do exame. Além disso, cremes ou pomadas não devem ser passados na vagina.
No sábado tem coleta de preventivo no PSF São Cristovão
Para atender as mulheres que não podem fazer o preventivo durante a semana, no próximo sábado, dia 1º, enfermeiras do PSF São Cristovão realizarão o exame das 13:30 às 17 horas. A cada mês, entre 20 e 30 preventivos são feitos na unidade. A expectativa é aumentar esses números, neste sábado.
De acordo com a enfermeira responsável pelo PSF São Cristovão, Cecília Santos, ações como esta acontecem uma vez ao ano. “Fazemos essa campanha aqui na nossa região, esclarecendo dúvidas e ressaltando a importância de se fazer o preventivo, para que haja a conscientização de todas as que virem fazer o exame”, finalizou Cecília.
Informações: Prefeitura de Guarapuava