Da Redação
Guarapuava – Produtores de Guarapuava e Região trabalham na colheita do milho. De acordo com técnico do Departamento de Economia Rural (Deral), Dirlei Manfio, cerca de 16% da área já estão colhidos. A safra, porém, registra uma queda de 4% da produtividade. A principal causa foi o clima desfavorável durante o ciclo. “Tivemos instabilidade desde a germinação da semente, atingindo o desenvolvimento e prejudicando a qualidade e a produtividade. Além disso tivemos lagartas e doenças”.
Com esse cenário desfavorável, a expectativa do produtor está sendo frustrada. “O milho não se desenvolveu dentro do esperado”. Com menos área plantada, a produção estadual está sendo comprometida.
A queda do milho segue a tendência nacional, cuja produção deve cair 5,6% em relação a 2015. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as dificuldades de plantio do milho da primeira safra devido a adversidades climáticas, forte concorrência com a soja, que avança sobre a área de milho, e o atraso no plantio da segunda safra, provocado pelas chuvas, ajudam a explicar a redução.
PREÇO BOM
Segundo o técnico do Deral, Dirlei Manfio, o preço, entretanto, está satisfatório e estável, com a saca de 60 quilos sendo cotada a R$ 33,90. Esse valor registra alta em relação a fevereiro de 2015 quando a saca foi vendida a R$ 22,20.
A baixa produtividade, porém também prejudica outros setores como a suinocultura , leiteira e a avicultura. “É a lei da oferta e da procura. Faltou milho no mercado o preço sobre e afeta quem precisa do produto”.